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Carrefour eleva suas vendas brutas no 1T24

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O Carrefour registra vendas brutas no total de R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre.

Em anúncio feito na terça-feira (23), o Carrefour (CRFB3) registrou que as vendas brutas somaram R$ 27,8 bilhões no 1T24, uma alta de 2,5% em relação ao 1T23.

A companhia comunicou que as vendas no segmento de varejo, incluindo gasolina, tiveram um recuo de 10,7% ano a ano, para 6,9 bilhões de reais, em movimento atribuído a uma redução de 24% na área de vendas, com conversões e fechamento de lojas de varejo nos últimos 12 meses. Já o GMV, totalizou R$ 2,4 bilhões no período, um crescimento de 52% na base anual.

De acordo com informações, o faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 15,9 bilhões no 1T24, uma alta anual de 15,6%, impulsionado pelo crescimento de 20,1% no faturamento do cartão Atacadão e de 8,4% no faturamento do cartão Carrefour. O cartão de crédito Sam’s Club atingiu R$ 440 milhões em faturamento no trimestre, +192,6% na comparação ano a ano.

No primeiro trimestre, a empresa abriu 5 novas lojas Atacadão – 4 lojas convertidas de hipermercados Carrefour e 1 loja convertida de supermercado Bompreço. O Carrefour Brasil prevê abrir de 10 a 12 novas lojas Atacadão neste ano.

Carrefour registra vendas brutas de R$ 31 bilhões no 4T23

Com as vendas continuamente afetadas pela deflação de alimentos, o Carrefour apresentou vendas brutas de R$ 31 bilhões, evidenciando uma queda de 1,2% em relação ao ano anterior. Este resultado está alinhado com as projeções do mercado financeiro.

Nos últimos 12 meses, a inflação de alimentos foi negativa em 0,5%, o que tem impactado os preços de venda de todas as empresas do setor.

Em entrevista concedida ao Brazil Journal, o CFO Eric Alencar afirma que que o destaque do trimestre foi a redução do SG&A, que caiu de R$ 4,1 bi para R$ 3,7 bi — ou de 14,7% da receita para 13,4%, o menor patamar desde meados de 2022.  “Desde o início do ano passado fizemos um trabalho de simplificação da companhia, com redução das pessoas na holding, simplificação da forma de atuação nas lojas e redução de todas as despesas operacionais,” disse o CFO.

Performance de 2023

No ano anterior, o Carrefour obteve um ganho de R$ 270 milhões proveniente de uma transação envolvendo as bandeiras de cartões. No entanto, houve uma diminuição nos resultados do quarto trimestre devido ao término da parceria entre o BIG e a Hipercard, que operava os cartões da varejista. Em 2022, o resultado dessa transação passou a ser registrado na vertical de varejo como uma comissão que o BIG recebia pelas vendas do cartão. Atualmente, o Carrefour está transferindo toda essa operação para o Banco Carrefour, resultando na não contabilização dos números no setor varejista, o que impacta os resultados. Na divisão de atacarejo, o Atacadão viu sua margem bruta subir de 15,3% para 15,9%.