- A Cencosud Brasil Comercial protocolou junto a CVM seu IPO;
- De acordo com a companhia, os recursos são para, principalmente, operações de M&A;
- Durante o primeiro semestre a companhia somou uma receita líquida de R$ 4 bilhões.
A Cencosud Brasil Comercial protocolou junto a CVM a minuta do prospecto preliminar para realizar seu IPO na bolsa brasileira. A companhia pertence ao grupo varejista chileno Cencosud. Hoje, o grupo é uma das maiores redes da América Latina, com presença tanto no Chile e Brasil, quanto na Argentina, Colômbia e Peru. Além disso, possui um escritório comercial na China.
De acordo com o prospecto preliminar, os recursos do IPO serão para potenciais operação de M&A (fusões e aquisições); abertura de novas lojas e reformas das já existentes; e ainda para investimentos em seu e-commerce e a plataforma de CRM e logística.
Ainda, de acordo com o prospecto, a Cencosud teve um lucro líquido de R$ 39 milhões no segundo trimestre deste ano. Portanto, conseguiu reverter o prejuízo de R$ 30 milhões do mesmo período do ano passado. Em relação à receita líquida, a mesma se manteve estável, somando R$ 2,032 bilhões (-0,1%). Ademais, considerando dados do primeiro semestre a receita somou R$ 4 bilhões. Já o EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 275,7 milhões, crescendo 3,3% com margem de 6,9%.
A operação terá o Itaú BBA, Bank of America, JP Morgan, Bradesco BBI e Santander como coordenadores.
A história da Cencosud no Brasil
A Cencosud entrou no Brasil ainda em 2007 por meio da aquisição do GBarbosa, uma das principais redes de supermercados do Nordeste. Ainda em 2007 adquiriu o Mercantil Rodrigues, em Salvador. Três anos depois adquiriu o Bretas, que conta com super/hipermercados e postos de combustíveis nos Estados de Goiás e Minas Gerais. Além disso, em 2012 chegou ao Rio de Janeiro por meio da aquisição da rede de supermercados Prezunic.