Notícias

CEO Conference 2023 reúne lideranças das áreas pública e privada para discutir políticas monetária, econômica e fiscal

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, os principais líderes empresariais e políticos se reuniram na 24ª edição do CEO Conference organizado pelo BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina. Durante dois dias, 23 painéis trataram sobre os principais desafios e tendências na economia, política e tecnologia para o Brasil, reunindo mais de 50 porta-vozes, como o Chairman e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves; os Ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Justiça, Flávio Dino; o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; e o Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento.

“Nosso intuito com o CEO Conference é ajudar os investidores, agentes financeiros, gestores públicos e a sociedade em geral a terem uma visão mais clara do que esperar da economia brasileira além de uma maior previsibilidade das políticas monetária e fiscal adotadas. Nosso desejo é que todos tenham a confiança necessária para seguir investindo e, assim, gerarmos cada vez mais emprego, renda e tributos que tornem nosso país mais próspero e inclusivo”, afirmou Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, durante a abertura da conferência.

Ao todo, 50 mil pessoas acompanharam a programação online e outros 2 mil convidados e representantes de 180 empresas passaram pelo espaço, que também sediou mais de 2 mil reuniões de negócios entre investidores. Seguindo a diretriz de responsabilidade social do BTG Pactual, o CEO Conference foi um evento carbono neutro. Assim, todo o cenário utilizado está sendo transformado em mobiliário e brinquedo para doação a Organizações Não Governamentais. Além disso, durante a conferência foram oferecidos produtos produzidos por pequenos negócios de mulheres empreendedoras, que passaram por workshops de desenvolvimento de gestão ministrados pela área de responsabilidade social do banco.

Os painéis do CEO Conference 2023 podem ser assistidos na íntegra no Link

Primeiro dia

André Esteves abriu a programação concedendo uma entrevista ao jornalista William Waack sobre o cenário econômico e político brasileiro. Em seguida, Roberto Sallouti debateu com Roberto Campos Neto sobre a política monetária brasileira e as metas de inflação.

O futuro do mercado brasileiro de capitais foi tema da conversa seguinte com João Pedro Nascimento, Presidente da CVM, que também falou sobre portabilidade de fundos ao anunciar o lançamento do programa de Open Capital Market para os próximos meses. As perspectivas para o novo governo e os efeitos nas carteiras de ações foram discutidas por André Caldas, sócio da Clave Capital; Christian Faricelli, sócio da Absolute Investimentos; Laercio Henrique e Carlos Sequeira, sócios do BTG Pactual.

O cenário e momento do varejo brasileiro foi apresentado por Roberto Fulcherberguer, CEO da Via, e Stelleo Tolda, Conselheiro do Mercado Livre. Já o tema de transição energética foi abordado por Marcos Lutz, CEO da Ultrapar, e Mauricio Bähr, CEO da Engie Brasil.

Bernard Appy, Secretário Especial da Reforma Tributária, e Gustavo Guimarães, Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, trataram sobre a agenda de reformas estruturais do Brasil em painel mediado por Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual. Por fim, o papel dos senadores na agenda política brasileira foi explicado por Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal, que também defendeu a autonomia e independência do Banco Central.

Segundo dia

André Esteves iniciou a programação do segundo dia conduzindo um debate com as “Top Gestoras do Mercado” que contou com a participação de André Jakurski, sócio-fundador da JGP; Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset; e Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital. Na conversa foram abordados temas como a inflação americana, recessão, desemprego e revisão das metas de inflação.

Em seguida, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou para um auditório lotado sobre as perspectivas econômicas brasileiras e antecipou para março o anúncio de nova regra fiscal.

A agenda política seguiu com a presença do Ministro da Justiça, Flávio Dino; do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e dos Governadores Tarcísio Freitas, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Jr., do Paraná, que refletiram sobre as prioridades para os seus mandatos.

Próximo ao encerramento, o painel “Desafios do Ajuste Fiscal e da Redução da Inflação” fez um balanço sobre os principais assuntos tratados ao longo da conferência, como o debate sobre metas de inflação e independência do Banco Central, contando com a participação de Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual; Eduardo Loyo, sócio do BTG Pactual; Tiago Berriel, estrategista-chefe do BTG Pactual Asset Management; e Stefanie Birman, sócia e estrategista do BTG Pactual.

Tech Room

Somado à programação macroeconômica e política, o CEO Conference 2023 organizou outros nove painéis paralelos na Tech Room para discutir as tendências de inovação do mercado e o impacto que a tecnologia tem na sociedade.

Especialistas do BTG Pactual e executivos abordaram temas como o cenário de investimentos em Venture Capital no Brasil, ganhos de eficiência e rentabilidade com a transformação digital, Embedded Finance e o futuro da oferta de produtos financeiros para as Pequenos e Médios Empreendedores, mercado de crédito privado, tecnologia no agronegócio e gestão das techs em tempos de crise.

Sair da versão mobile