A OpenAI anunciou recentemente que o ChatGPT, um dos modelos de linguagem mais avançados do mundo, contará com plugins de terceiros para expandir sua capacidade de gerar textos. Empresas como Expedia, Slack e Wolfram estão entre as primeiras a oferecer seus plugins ao chatbot.
De acordo com a OpenAI, os plugins podem servir como “olhos e ouvidos” para o modelo de linguagem do ChatGPT, permitindo que ele acesse informações mais específicas e atualizadas. Isso pode ajudar a diminuir o número de “alucinações” que o ChatGPT produz, ou seja, informações incorretas ou inventadas pelo modelo.
Além disso, o ChatGPT agora pode acessar informações pessoais de usuários, desde que eles autorizem esse acesso. Por exemplo, o chatbot pode pedir acesso à conta de um usuário em um site de viagens para sugerir hotéis alinhados com seu orçamento.
No entanto, o ChatGPT ainda enfrenta o problema de não ter sido treinado com informações atualizadas. Para lidar com isso, a OpenAI criou um plugin próprio para navegar na web e encontrar informações atualizadas. Isso permite que o chatbot responda a perguntas sobre eventos recentes, como os vencedores do Oscar deste ano, por exemplo.
Ao fazer uma pergunta que demanda uma resposta atualizada, o ChatGPT faz uma busca na web e resume as informações encontradas nos sites visitados. A empresa informa que o ChatGPT usa a API de busca do Bing para procurar os resultados, mas nem todas as páginas estão disponíveis, já que algumas publicações podem bloquear o rastreamento por robôs.
Com essas novidades, o ChatGPT se torna ainda mais poderoso como uma ferramenta de geração de texto, capaz de fornecer informações precisas e atualizadas aos usuários.