Criptomoedas

China usará Olimpíadas para testar sua própria moeda digital

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A China passará a usar o yuan digital diante dos Jogos Olímpicos de inverno de Pequim, que serão distribuídos tanto para atletas quanto para espectadores.

Essa será uma nova maneira de avaliar o apelo da moeda entre os estrangeiros e a China está mirando os jogos para mostrar como o yuan digital, ou “e-CNY”, se comporta em todo o mundo.

Visitantes poderão baixar um aplicativo ou obter um cartão para guardar as moedas e também converter de notas estrangeiras em máquinas de autoatendimento.

Atletas e treinadores também terão a opção de obter pulseiras para funcionar como carteiras eletrônicas.

Tensões Políticas podem atrapalhar a adesão da moeda

Ainda não se sabe se os atletas estrangeiros adotarão a moeda, pois houve tensões políticas em torno dos jogos e preocupações com os dados.

No entanto, existem lojas comerciais com permissão de usar a moeda. Em novembro, cerca de 140 milhões de indivíduos haviam se registrado no sistema.

A China pode fazer uma pressão pela adoção nacional do yuan digital antes dos Jogos Olímpicos de inverno. Com isso, o status da moeda pode acabar sendo elevado como uma moeda global de reserva.

Também foi divulgado que o WeChat, o maior aplicativo de mensagens chinês, também aceitará o yuan digital. Isso pode marcar um novo marco para a aceitação da moeda digital.

De acordo com relatos, o WeChat, que está entre as plataformas de pagamentos mais populares da China, diz que começará a aceitar pagamentos em yuan por meio do “WeChat Pay”, sua carteira digital.

O anúncio pode ser um marco para a aceitação do yuan digital, já que a maioria dos 1,4 bilhão de habitantes do país usam o WeChat Pay — ou seu rival Alipay — para pagamentos móveis.

De acordo com o Banco Chinês, o yuan digital pode também servir como base de receita para gigantes do setor de pagamentos do país.

Sair da versão mobile