A China se torna líder global em carros elétricos, com incentivos governamentais e infraestrutura robusta.
A China se estabeleceu como o maior mercado de veículos elétricos do mundo, com veículos elétricos representando um quarto de todos os automóveis de passageiros vendidos no país no último ano. Isso é muito à frente dos EUA e da Europa, onde apenas um em cada sete e um em oito carros vendidos, respectivamente, são elétricos.
A China alcançou essa liderança através de uma série de medidas, incluindo isenção de impostos, subsídios e a compra de veículos elétricos para frotas públicas. Além disso, a infraestrutura de carregamento do país é a maior do mundo, o que facilita a adoção de carros elétricos.
Incentivos e infraestrutura robusta impulsionam o mercado de carros elétricos na China
A China tem feito grandes avanços na corrida global para reduzir as emissões de carbono, tornando-se o maior mercado de veículos elétricos do mundo. Isso foi alcançado através de uma série de medidas estratégicas implementadas pelo governo chinês.
Os veículos elétricos representaram um quarto de todos os automóveis de passageiros vendidos na China no último ano, muito à frente de cerca de um em cada sete nos EUA e um em oito na Europa. O HSBC prevê que a taxa de penetração de carros elétricos na China, a segunda maior economia do mundo, chegue a 90% até 2030.
A China implementou uma série de incentivos para estimular as vendas de veículos elétricos. Isso incluiu um programa de subsídios ao consumidor que durou uma década e reembolsou os compradores de veículos elétricos em até 60.000 yuans (US$ 8.375). Além disso, um tributo padrão de 10% foi dispensado para compras de carros limpos abaixo de 300.000 yuans até 2025.
A infraestrutura de carregamento de veículos elétricos na China também é a maior do mundo. O país adicionou 649.000 carregadores públicos apenas em 2022, o que representa mais de 70% de todas as instalações feitas globalmente naquele ano.
Esses esforços resultaram em um aumento significativo nas vendas de carros elétricos na China. As vendas de carros limpos da China atingiram 5,67 milhões em 2022, mais da metade de todas as entregas globais. Além disso, a fabricação de veículos elétricos também está em alta, com marcas chinesas respondendo por cerca de metade de todos os EVs vendidos globalmente.
BYD investe R$ 3 bilhões para construir fábrica de carros elétricos e híbridos na Bahia, com expectativa de gerar mais de 5.000 empregos
Enquanto isso, aqui no Brasil, a BYD, uma das principais fabricantes globais de veículos elétricos, anunciou que investirá R$ 3 bilhões na construção de sua primeira fábrica fora da Ásia, escolhendo o Brasil como destino. A nova instalação será estabelecida em Camaçari, na Bahia, e terá um papel fundamental no impulsionamento da indústria de veículos elétricos no país.
A fábrica da BYD no Brasil terá uma abordagem abrangente, abarcando a produção de carros híbridos e elétricos, bem como a fabricação de chassis para ônibus e caminhões elétricos. Além disso, uma unidade especializada no processamento de lítio e fosfato de ferro será criada para atender à demanda do mercado internacional.
O investimento da BYD é uma resposta direta aos esforços do governo brasileiro para fortalecer as relações com a China e atrair investimentos estrangeiros.
O Brasil tem buscado ampliar sua parceria com a China em diversos setores, incluindo tecnologia e mobilidade sustentável. A chegada da fábrica da BYD representa um marco nessa cooperação bilateral.
A capacidade inicial da fábrica será de 150.000 unidades por ano, mas a BYD já tem planos de expansão para atingir a produção de até 300.000 unidades. Essa expansão significativa reflete a confiança da empresa nas perspectivas do mercado brasileiro para veículos elétricos e híbridos.
Além de impulsionar a indústria automotiva do país, a BYD espera atrair fornecedores locais para a produção de componentes e tecnologias relacionadas a veículos elétricos. Estima-se que a nova fábrica gere mais de 5.000 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
A BYD já está presente no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de chassis de ônibus elétricos em São Paulo. Posteriormente, expandiu suas operações para a produção de módulos fotovoltaicos e baterias de fosfato de ferro e lítio. Com o investimento na nova fábrica, a empresa reforça seu compromisso com o país e consolida sua posição como uma das líderes na transição para a mobilidade sustentável no Brasil.