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Confiança do setor de serviços sobe 3,0 pontos em março, aponta FGV IBRE

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, subiu 3,0 pontos em março, interrompendo a sequência de quatro meses seguidos de queda. Saiba mais.

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O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FGV IBRE, subiu 3,0 pontos em março, para 92,2 pontos, interrompendo a sequência de quatro meses seguidos de queda. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,1 ponto, chegando à quinta queda consecutiva.

Depois de quatro quedas consecutivas, a confiança de serviços voltou a subir. O resultado positivo do mês foi influenciado tanto pela melhora das expectativas quanto pela percepção de aumento no volume de serviços prestados no momento. O avanço da confiança parece estar relacionado com a melhora da pandemia, em especial nos segmentos que dependem mais da circulação de pessoas. Ainda é preciso cautela sobre os próximos meses, o cenário macroeconômico negativo e a confiança baixa dos consumidores não permitem confirmar que essa alta seja a volta do caminho de recuperação observado no ano passado. Será preciso esperar por novos resultados favoráveis”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

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A queda do ICS em março foi disseminada em 9 dos 13 segmentos pesquisados. A alta do ICS foi influenciada tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação atual como pelas perspectivas para os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) avançou 4,3 pontos, para 90,9 pontos, a primeira alta no ano corrente e interrompe quatro meses seguidos de queda.

O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 1,7 ponto, para 93,7 pontos, e também registra a primeira alta no ano corrente, após quatro quedas seguidas.

Resultado trimestral

Mesmo com a alta pontual de março, a confiança do setor de serviços em médias trimestrais, registrou queda na passagem do quarto trimestre de 2021 para o primeiro de 2022.

Esse é o segundo trimestre de queda, mas chama a atenção o espalhamento entre os principais segmentos do setor, com queda em todos nesse início de 2022. No final do ano passado, os serviços prestados às famílias continuavam em recuperação.

A queda no primeiro trimestre parece ter ligação com o aumento de casos de covid nos primeiros meses do ano, que freou a recuperação de serviços prestados às famílias, e também com a desaceleração da economia que já vinha atingindo outros setores”, completa Tobler.