Notícias

Economista indicado por Lula para Petrobras é contra dividendos e diz que estatal não pode ser chamada de empresa brasileira

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu para compor o Conselho de Administração da Petrobras o economista Eduardo Moreira, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e crítico de pagamentos de dividendos.

Moreira é famoso na internet, contando com cerca de 900 mil inscritos em seu canal no YouTube, onde no ano passado, criticou o alto número de investidores estrangeiros com ações da Petrobras.

“Não dá nem mais para chamar a Petrobras de uma empresa brasileira”, disse Moreira, na ocasião apurou a OESTE.

Crítico de dividendos

Em outro vídeo, publicado em novembro passado, o economista falou sobre o repasse de dividendos bilionários aos acionistas em detrimento de investimentos na companhia.

“O que a Petrobras está fazendo? Ela está servindo ao seu país gerando emprego, gerando oportunidade, gerando desenvolvimento? Não. Ela virou o seguinte, virou uma saqueadora para servir uma meia dúzia”, afirmou Moreira.

Ainda segundo ele, a Petrobras deve ser avaliada pela sua capacidade de transformação social, não pelo lucro.

“As aves de rapina da Faria Lima se lambuzaram com aquilo que é nosso, com aquilo que é de todo mundo”, disse.

Por fim, o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já anunciou que vai priorizar a mudança da política de preços da estatal, a suspensão da venda de refinarias e investimentos na produção de combustíveis sustentáveis.