A Copasa (CSMG3) acaba de anunciar a implementação de um novo Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI), em acordo firmado com os sindicatos que representam seus empregados. O objetivo do programa é desligar empregados das categorias administrativa e operacional que tenham, no mínimo, 15 e 20 anos de trabalho na empresa, respectivamente, além de leituristas e empregados aposentados pelo INSS que tenham trabalhado na Copasa por qualquer período.
O programa é uma alternativa para que a empresa possa ajustar a sua estrutura de custos e otimizar sua estrutura de pessoal, permitindo a abertura de novas oportunidades para profissionais que desejam iniciar suas carreiras na empresa ou para aqueles que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho.
O acordo estabelece que os empregados elegíveis que aderirem ao PDVI receberão uma indenização proporcional ao tempo de serviço na empresa, além de outros benefícios, como assistência médica e odontológica, seguro de vida e auxílio alimentação.
A medida faz parte do esforço da Copasa em reduzir seus custos operacionais e melhorar sua eficiência, em um momento em que a empresa passa por desafios decorrentes da pandemia e da crise hídrica em algumas regiões do país.
A iniciativa também está alinhada à política de responsabilidade social da empresa, que busca garantir a sustentabilidade financeira da companhia e a continuidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico para a população. O PDVI será uma oportunidade para que a Copasa possa modernizar suas operações e oferecer serviços ainda mais eficientes e de qualidade para seus clientes.