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Cresce o número de mulheres investidoras pelo segundo ano consecutivo

Pesquisa mostra que 35% do público feminino tinha uma aplicação financeira em 2023, contra 33% em 2022 e 28% em 2021.

Mulheres investidoras
Mulheres investidoras

Pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro mostra que 35% do público feminino tinha uma aplicação financeira em 2023, contra 33% em 2022 e 28% em 2021. Principal destino para o dinheiro é a compra da casa própria (34%).

A sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, mostra que, pelo segundo ano consecutivo, o número de mulheres investidoras cresceu no país. Em 2023, 35% das entrevistadas declararam aplicar em algum produto financeiro ante percentuais de 33% em 2022 e de 28% em 2021. Mesmo com a alta, o público feminino ainda é menor do que o masculino, que manteve o índice do ano anterior (40%).

Em média, as mulheres investidoras estão na faixa dos 44 anos, fazem parte da classe C (50%), possuem o Ensino Médio (42%) e residem na região Sudeste (52%). “É muito importante e positivo para a sociedade o interesse das mulheres pelos produtos financeiros. Além da proteção dos recursos e da possibilidade de aumentar a renda, investir pode proporcionar autonomia e independência”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. “Do lado do mercado, são fundamentais os esforços em educação financeira, assim como o olhar mais atento a esse público, compreendendo melhor suas necessidades e seus objetivos”, completa.

 

População total

Mulheres

Homens

Investidores(as) 2023

 

Investidores(as) 2022

 

 

Investidores(as) 2021

37%

 

36%

 

 

31%

35%

 

33%

 

 

28%

40%

 

40%

 

 

34%

Não Investidores(as)

 

Não Investidores(as) 2022

 

 

Não Investidores(as) 2021

63%

 

64%

 

 

69%

65%

 

67%

 

 

72%

60%

 

60%

 

 

66%

Base: Total da Amostra – 2021: 5.878 (1 p.p) | 2022: 5.818 (1 p.p) | 2023: 5.814 entrevistas (1 p.p)

Segurança é apontada como principal vantagem para aplicar em produtos financeiros
 

A principal vantagem que leva as mulheres a investir seus recursos é a segurança financeira (possibilidade de juntar uma reserva), com 38% das respostas. Vale destacar que esse quesito lidera as motivações das mulheres desde a primeira edição da pesquisa, em 2017. Na sequência, estão o retorno financeiro (17%) e a possibilidade de retirar o dinheiro em caso de necessidade (6%). Os homens também priorizam a segurança, mas em parcela menor (33%).

Principal vantagem de aplicar em produto financeiro

Mulheres

Homens

Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2023)

38%

33%

Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2022)

41%

35%

Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2021)

37%

31%

O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2023)

17%

25%

O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2022)

17%

26%

O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2021)

14%

20%

 

 

 

Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2023)

6%

5%

Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2022)

6%

6%

Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2021)

7%

5%

Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2023)

2%

2%

Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2022)

2%

2%

Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2021)

2%

1%

Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2023)

3%

2%

Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2022)

2%

2%

Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2021)

2%

2%

Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 entrevistas / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas

Poupança é o investimento mais utilizado pelas mulheres

A caderneta de poupança ainda é o investimento mais usado pelo público feminino e não difere do resultado de 2022, mantendo o percentual de 26%. Títulos privados vêm em segundo lugar, com leve crescimento de 3% em 2022 para 4% em 2023. Já os fundos de investimento e a compra e venda de imóveis ficaram com 3% das citações cada, o mesmo percentual do ano anterior.

Tipos de investimentos que utilizam

Mulheres

Homens

Caderneta de Poupança (2023)

26% 24%

Caderneta de Poupança (2022)

26%

26%

Caderneta de Poupança (2021)

24%

23%

Fundos de investimento (2023)

3%

5%

Fundos de investimento (2022)

3%

6%

Fundos de investimento (2021)

2%

4%

Títulos privados (2023)

4%

6%

Títulos privados (2022)

3%

5%

Títulos privados (2021)

2%

3%

Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2023)

2%

6%

Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2022)

1%

5%

Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2021)

1%

4%

Ações na bolsa de valores (2023)

1%

4%

Ações na bolsa de valores (2022)

1%

4%

Ações na bolsa de valores (2021)

1%

4%

Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2023)

3%

6%

Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2022)

3%

5%

Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2021)

1%

3%

Em casa/ no colchão (2023)

3%

3%

Em casa/ no colchão (2022)

3%

3%

Em casa/ no colchão (2021)

2%

2%

Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2023)

1%

2%

Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2022)

1%

2%

Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2021)

1%

2%

 

 

 

Plano de previdência privada (2023)

2%

2%

Plano de previdência privada (2022)

2%

2%

Plano de previdência privada (2021)

1%

2%

Moedas Estrangeiras (2023)

0%

2%

Moedas Estrangeiras (2022)

1%

1%

Moedas Estrangeiras (2021)

0,40%

1%

Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas

Cai o percentual de mulheres que não têm conta em banco

As contas em instituições financeiras tradicionais são as preferidas das mulheres (68%), mas o uso dos bancos digitais tem crescido ano a ano, com 39% em 2023 (34% em 2022 e 27% em 2021). Já o percentual de mulheres que não possuem conta em banco caiu para 15% (18% em 2022 e 21% em 2021).

Instituições financeiras onde possuem conta

Mulheres

Homens

Banco tradicional (2023)

68%

71%

Banco tradicional (2022)

67%

71%

Banco tradicional (2021)

65%

70%

Banco digital (2023)

39%

41%

Banco digital (2022)

34%

38%

Banco digital (2021)

27%

32%

Cooperativa de crédito (2023)

6%

6%

Cooperativa de crédito (2022)

3%

6%

Cooperativa de crédito (2021)

3%

5%

Corretora (2023)

2%

4%

Corretora (2022)

1%

4%

Corretora (2021)

1%

4%

Não possui conta (2023)

15%

12%

Não possui conta (2022)

18%

12%

Não possui conta (2021)

21%

15%

Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas

Compra de imóvel é o principal destino dos rendimentos de aplicações

A compra de um imóvel é o destino mais citado, tanto pelas mulheres quanto pelos homens, para o retorno do dinheiro investido (34% e 32%, respectivamente). Manter os recursos aplicados vem na sequência, também para ambos os públicos (18% e 21%, na mesma ordem). As mulheres citam mais do que os homens os seguintes destinos para o uso das aplicações: fazer uma viagem, educação, reformar a casa, saúde e pagar contas e dívidas – mesmo comportamento dos anos anteriores.

 

Mulheres

Homens

Comprar um imóvel / casa própria (2023)

34% 32%

Comprar um imóvel / casa própria (2022)

30%

30%

Comprar um imóvel / casa própria (2021)

28%

30%

Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2023)

18%

21%

Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2022)

19%

22%

Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2021)

20%

20%

Comprar um carro / moto / caminhão (2023)

10%

11%

Comprar um carro / moto / caminhão (2022)

11%

11%

Comprar um carro / moto / caminhão (2021)

8%

8%

Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2023)

13%

7%

Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2022)

12%

9%

Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2021)

9%

6%

Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2023)

6%

11%

Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2022)

7%

12%

Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2021)

6%

9%

Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2023)

7%

10%

Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2022)

10%

9%

Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2021)

7%

9%

Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2023)

7%

5%

Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2022)

10%

6%

Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2021)

8%

6%

Deixar para os filhos (2023)

5%

5%

Deixar para os filhos (2022)

6%

6%

Deixar para os filhos (2021) 

5%

3%

Construir / reformar a casa (2023)

4%

3%

Construir / reformar a casa (2022)

4%

3%

Construir / reformar a casa (2021) 

5%

3%

Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2023)

3%

1%

Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2022)

2%

1%

Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2021)

3%

1%

Pagar contas / dívidas (2023)

3%

2%

Pagar contas / dívidas (2022)

2%

1%

Pagar contas / dívidas (2021)

2%

2%

Base: Investidores – 2023: 2.176 / 2022: 2.154 entrevistas / 2021: 1.761 entrevistas