Pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro mostra que 35% do público feminino tinha uma aplicação financeira em 2023, contra 33% em 2022 e 28% em 2021. Principal destino para o dinheiro é a compra da casa própria (34%).
A sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, mostra que, pelo segundo ano consecutivo, o número de mulheres investidoras cresceu no país. Em 2023, 35% das entrevistadas declararam aplicar em algum produto financeiro ante percentuais de 33% em 2022 e de 28% em 2021. Mesmo com a alta, o público feminino ainda é menor do que o masculino, que manteve o índice do ano anterior (40%).
Em média, as mulheres investidoras estão na faixa dos 44 anos, fazem parte da classe C (50%), possuem o Ensino Médio (42%) e residem na região Sudeste (52%). “É muito importante e positivo para a sociedade o interesse das mulheres pelos produtos financeiros. Além da proteção dos recursos e da possibilidade de aumentar a renda, investir pode proporcionar autonomia e independência”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. “Do lado do mercado, são fundamentais os esforços em educação financeira, assim como o olhar mais atento a esse público, compreendendo melhor suas necessidades e seus objetivos”, completa.
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População total
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Mulheres
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Homens
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Investidores(as) 2023
Investidores(as) 2022
Investidores(as) 2021
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37%
36%
31%
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35%
33%
28%
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40%
40%
34%
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Não Investidores(as)
Não Investidores(as) 2022
Não Investidores(as) 2021
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63%
64%
69%
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65%
67%
72%
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60%
60%
66%
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Base: Total da Amostra – 2021: 5.878 (1 p.p) | 2022: 5.818 (1 p.p) | 2023: 5.814 entrevistas (1 p.p)
Segurança é apontada como principal vantagem para aplicar em produtos financeiros
A principal vantagem que leva as mulheres a investir seus recursos é a segurança financeira (possibilidade de juntar uma reserva), com 38% das respostas. Vale destacar que esse quesito lidera as motivações das mulheres desde a primeira edição da pesquisa, em 2017. Na sequência, estão o retorno financeiro (17%) e a possibilidade de retirar o dinheiro em caso de necessidade (6%). Os homens também priorizam a segurança, mas em parcela menor (33%).
Principal vantagem de aplicar em produto financeiro
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Mulheres
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Homens
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Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2023)
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38%
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33%
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Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2022)
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41%
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35%
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Segurança financeira, possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira (2021)
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37%
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31%
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O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2023)
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17%
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25%
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O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2022)
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17%
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26%
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O retorno financeiro que posso obter com a aplicação do meu dinheiro (2021)
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14%
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20%
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Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2023) |
6%
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5%
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Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2022)
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6%
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6%
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Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade (2021) |
7%
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5%
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Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2023)
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2%
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2%
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Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2022)
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2%
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2%
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Aplicar/ comprar/ investir em bens/ alcançar objetivos/ viajar (imóvel/ carro/ terreno) (2021) |
2%
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1%
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Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2023)
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3%
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2%
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Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2022) |
2%
|
2%
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Economia/ para não gastar com coisas desnecessárias/ não perder controle dos gastos (uma forma de não utilizar/ se não se vê o dinheiro não gasta) (2021) |
2%
|
2%
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Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 entrevistas / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas |
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Poupança é o investimento mais utilizado pelas mulheres
A caderneta de poupança ainda é o investimento mais usado pelo público feminino e não difere do resultado de 2022, mantendo o percentual de 26%. Títulos privados vêm em segundo lugar, com leve crescimento de 3% em 2022 para 4% em 2023. Já os fundos de investimento e a compra e venda de imóveis ficaram com 3% das citações cada, o mesmo percentual do ano anterior.
Tipos de investimentos que utilizam |
Mulheres
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Homens
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Caderneta de Poupança (2023)
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26% |
24% |
Caderneta de Poupança (2022)
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26%
|
26%
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Caderneta de Poupança (2021)
|
24%
|
23%
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Fundos de investimento (2023)
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3%
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5%
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Fundos de investimento (2022)
|
3%
|
6%
|
Fundos de investimento (2021)
|
2%
|
4%
|
Títulos privados (2023)
|
4%
|
6%
|
Títulos privados (2022)
|
3%
|
5%
|
Títulos privados (2021)
|
2%
|
3%
|
Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2023)
|
2%
|
6%
|
Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2022)
|
1%
|
5%
|
Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos (2021)
|
1%
|
4%
|
Ações na bolsa de valores (2023)
|
1%
|
4%
|
Ações na bolsa de valores (2022)
|
1%
|
4%
|
Ações na bolsa de valores (2021)
|
1%
|
4%
|
Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2023)
|
3%
|
6%
|
Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2022)
|
3%
|
5%
|
Compra e venda de imóveis/ imobiliário (2021)
|
1%
|
3%
|
Em casa/ no colchão (2023)
|
3%
|
3%
|
Em casa/ no colchão (2022)
|
3%
|
3%
|
Em casa/ no colchão (2021)
|
2%
|
2%
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Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2023)
|
1%
|
2%
|
Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2022)
|
1%
|
2%
|
Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) (2021)
|
1%
|
2%
|
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Plano de previdência privada (2023)
|
2%
|
2%
|
Plano de previdência privada (2022)
|
2%
|
2%
|
Plano de previdência privada (2021)
|
1%
|
2%
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Moedas Estrangeiras (2023)
|
0%
|
2%
|
Moedas Estrangeiras (2022)
|
1%
|
1%
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Moedas Estrangeiras (2021)
|
0,40%
|
1%
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Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas
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Cai o percentual de mulheres que não têm conta em banco
As contas em instituições financeiras tradicionais são as preferidas das mulheres (68%), mas o uso dos bancos digitais tem crescido ano a ano, com 39% em 2023 (34% em 2022 e 27% em 2021). Já o percentual de mulheres que não possuem conta em banco caiu para 15% (18% em 2022 e 21% em 2021).
Instituições financeiras onde possuem conta
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Mulheres
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Homens
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Banco tradicional (2023)
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68%
|
71%
|
Banco tradicional (2022) |
67%
|
71%
|
Banco tradicional (2021) |
65%
|
70%
|
Banco digital (2023)
|
39%
|
41%
|
Banco digital (2022) |
34%
|
38%
|
Banco digital (2021) |
27%
|
32%
|
Cooperativa de crédito (2023)
|
6%
|
6%
|
Cooperativa de crédito (2022) |
3%
|
6%
|
Cooperativa de crédito (2021) |
3%
|
5%
|
Corretora (2023)
|
2%
|
4%
|
Corretora (2022) |
1%
|
4%
|
Corretora (2021) |
1%
|
4%
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Não possui conta (2023)
|
15%
|
12%
|
Não possui conta (2022) |
18%
|
12%
|
Não possui conta (2021) |
21%
|
15%
|
Base: Total da Amostra – 2023: 5.814 / 2022: 5.818 entrevistas / 2021: 5.878 entrevistas
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Compra de imóvel é o principal destino dos rendimentos de aplicações
A compra de um imóvel é o destino mais citado, tanto pelas mulheres quanto pelos homens, para o retorno do dinheiro investido (34% e 32%, respectivamente). Manter os recursos aplicados vem na sequência, também para ambos os públicos (18% e 21%, na mesma ordem). As mulheres citam mais do que os homens os seguintes destinos para o uso das aplicações: fazer uma viagem, educação, reformar a casa, saúde e pagar contas e dívidas – mesmo comportamento dos anos anteriores.
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Mulheres
|
Homens
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Comprar um imóvel / casa própria (2023)
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34% |
32% |
Comprar um imóvel / casa própria (2022)
|
30%
|
30%
|
Comprar um imóvel / casa própria (2021)
|
28%
|
30%
|
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2023)
|
18%
|
21%
|
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2022)
|
19%
|
22%
|
Manter aplicado / ter dinheiro guardado para emergências / segurança (2021)
|
20%
|
20%
|
Comprar um carro / moto / caminhão (2023)
|
10%
|
11%
|
Comprar um carro / moto / caminhão (2022)
|
11%
|
11%
|
Comprar um carro / moto / caminhão (2021)
|
8%
|
8%
|
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2023)
|
13%
|
7%
|
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2022)
|
12%
|
9%
|
Fazer uma viagem / passeio / atividade de lazer (2021)
|
9%
|
6%
|
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2023)
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6%
|
11%
|
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2022)
|
7%
|
12%
|
Usar na sua velhice / aposentadoria / complemento da aposentadoria / garantir o futuro / pensando no futuro (2021)
|
6%
|
9%
|
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2023)
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7%
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10%
|
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2022)
|
10%
|
9%
|
Investir em um negócio próprio / Comprar mercadoria / reformar a empresa (2021)
|
7%
|
9%
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Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2023)
|
7%
|
5%
|
Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2022)
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10%
|
6%
|
Educação, como estudar, fazer um curso, pagar um curso para alguém (2021)
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8%
|
6%
|
Deixar para os filhos (2023)
|
5%
|
5%
|
Deixar para os filhos (2022)
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6%
|
6%
|
Deixar para os filhos (2021)
|
5%
|
3%
|
Construir / reformar a casa (2023)
|
4%
|
3%
|
Construir / reformar a casa (2022)
|
4%
|
3%
|
Construir / reformar a casa (2021)
|
5%
|
3%
|
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2023)
|
3%
|
1%
|
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2022)
|
2%
|
1%
|
Investir em saúde / plano de saúde / cuidar da saúde (2021)
|
3%
|
1%
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Pagar contas / dívidas (2023)
|
3%
|
2%
|
Pagar contas / dívidas (2022)
|
2%
|
1%
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Pagar contas / dívidas (2021)
|
2%
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2%
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Base: Investidores – 2023: 2.176 / 2022: 2.154 entrevistas / 2021: 1.761 entrevistas
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