No primeiro dia da Semana ESG: o novo paradigma ético das empresas, promovido pela Insight Comunicação, o chefe de gabinete da Diretoria de Regulação do Bacen, Ricardo Harris, afirmou que a crise climática traz riscos, mas também oportunidades para a economia brasileira.
“Temos vistos consumidores que buscam produtos mais verdes e temos o privilégio de ter uma matriz elétrica muito limpa, comparada a de outros países, o que faz com que a pegada de carbono dos nossos produtos seja muito baixa”, afirmou Harris na manhã desta segunda, 8 de agosto.
O executivo tratou do papel do regulador do sistema financeiro na Agenda ESG e da relevância de risco climático para a estabilidade financeira. Segundo ele, houve uma mudança na percepção da atuação dos bancos centrais, uma vez que lidar com os impactos das mudanças climáticas está diretamente relacionado ao papel típico dos bancos centrais — o controle de preços e a estabilidade financeira.
“As mudanças climáticas deixam as economias mais vulneráveis aos choques macroeconômicos cada vez mais frequentes. No aspecto da estabilidade financeira, os eventos climáticos podem afetar fatores específicos da economia e gerar riscos reais para o sistema financeiro”, ressaltou Harris, durante o painel, o primeiro da Semana que marca o lançamento do portal Integridade ESG, um content place com foco em governança corporativa, meio ambiente e ações sociais de empresas e instituições. O executivo também chamou atenção para os desafios e riscos de transição para uma economia de baixo carbono, observáveis principalmente no setor de energia, o que pode fazer com que alguns ativos percam valor muito rapidamente, trazendo riscos para a estabilidade financeira.
“No setor de transportes, vamos testemunhar nos próximos anos uma mudança sem precedentes, com a eliminação gradual de motores a combustão”, destacou Harris.
De acordo com ele, o papel dos bancos centrais é garantir que o setor financeiro esteja pronto para financiar esse processo de transição e gerenciar os riscos envolvidos nessa mudança.
A Semana ESG continua amanhã, dia 9 de agosto,com mais dois painéis na programação. No primeiro, que começa às 9h, o tema é Responsabilidade social e impacto real na sociedade. Participam desse encontro: Eduarda La Rocque, ex-presidente do Pacto do Rio; Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio; e Vandré Brilhante, presidente do CIEDS. O segundo painel, às 10h30, tratará do tema Empresas ESG: o valor da comunicação corporativa. Para esse último debate do dia, os palestrantes confirmados são Marco Simões partner da MSDpar Sustainable Investments; Marcus de Barros Pinto, superintendente de comunicação da Neoenergia; Paulo Nassar, presidente da Aberje; e Suzane Veloso, diretora de comunicação e marketing da Falconi.
A programação completa está em: Link