Os preços do petróleo saltaram nesta terça-feira, com otimismo acerca de estímulos governamentais e a demanda por petróleo. De acordo com o Ministro do Petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar, os preços da commodity devem chegar a US$ 60/barril no segundo trimestre. Dessa forma, por volta das 13h53, o petróleo Brent subia 2,12% a US$ 55,91. Bom para a PetroRio (PRIO3) e Petrobras (PETR4).
“A percepção é de que qualquer retrocesso será rápido, uma vez que a confiança na recuperação econômica e da demanda por petróleo não deve desaparecer”
afirmaram analistas da PVM.
Além disso, os investidores se mantiveram otimistas com a demanda da China, como a maior importadora global de petróleo. De acordo com dados dessa segunda-feira, 18, a produção das refinarias chinesas cresceu 3% para um novo recorde em 2020. E também, é claro, conseguiu evitar uma contração de sua economia.
Demanda por petróleo
De acordo com a IEA (Agência Internacional de Energia, do inglês para português) a recuperação da demanda por petróleo pode sofre. O motivo? Salto de novos casos de Covid-19 antes que as vacinas e os estímulos comecem a ajudar.
“Fechamentos de fronteiras, medidas de distanciamento social e quarentenas… vão continuar a limitar a demanda por combustíveis até que as vacinas estejam amplamente distribuídas, mais provavelmente na segunda metade do ano.”
afirmou a agência.
Além disso, novas variações do vírus, lockdowns na China e problemas logísticos com a vacina ampliam a visão negativa da IEA. Dessa forma, ela reduziu sua projeção para a demanda no primeiro trimestre em 580 mil bpd.
Com esforços de grandes produtores para equilibrar o mercado, tanto a oferta como a demanda devem se recuperar em 2021. Entretanto, devido o aumento de demanda esperado para o segundo semestre, “será preciso muito mais petróleo”.
Por fim, a IEA afirmou que o inverno na Ásia e Europa e as restrições da Opep+ impulsionaram os preços da commodity. Assim sendo, a indústria shale dos EUA deve manter estável a sua produção.