O DNAI11 é um ETF que está sendo bastante procurado pelos investidores pelo fácil acesso ao investimento estrangeiro, com uma diversificação relevante. Além disso, o mesmo ainda conta com uma exposição cambial que pode ser importante para o momento econômico do Brasil.
Índice de conteúdo
DNAI11 ETF: O que é?
O DNAI11 é um ETF brasileiro administrado pelo Banco Itaú que replica a carteira do índice MSCI USA IMI Genomic Innovation Select 50.
Dessa maneira, como o nome sugere, é composto por ações de 50 empresas de tecnologia, agricultura e saúde que se beneficiam do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados a sequenciamento genético.
Além disso, é uma administração passiva, contando com pesos distribuídos e alocados por pontuação e o rebalanceamento é de semestre em semestre.
Entretanto, caso você esteja perdido, dá uma olhada sobre o que é ETF (como DNAI11 ETF), para entender de fato o que estamos falando.
O que é ETF?
O ETF (Exchange Traded Fund) é um tipo de fundo de investimento negociado como uma ação na bolsa de valores. Normalmente, é mais conhecido no Brasil como fundo de índices, ele busca sempre o retorno de investimento que corresponda a um determinado índice de referência ou de algum criptoativo.
Como em outros tipos de fundo de investimento, quando o investidor adquire uma cota, ele está comprando uma parcela de ações sobre um determinado índice, permitindo um acesso a mercados mais amplos, sem a necessidade e o custo de comprar cada um dos ativos. Assim, o fundo de índices ETF se torna mais atrativo por sua variedade e baixo custo. Bastante parecido com o sistema de ações, é possível comprar e vender esse investimento a qualquer momento.
Qual é a composição?
E como dito anteriormente, o ETF DNAI11 apesar de ser brasileiro, ele replica os índices de fora, com isso o mesmo é composto por ações de empresas negociadas nos Estados Unidos que estejam de acordo com o planejamento do fundo, sendo anunciados e que tenham ligamento ao desenvolvimento de soluções sobre o sequenciamento genético.
Dessa maneira, dentre as 50 empresas que compõem o fundo DNAI11, essas são as principais, que provavelmente você tenha escutado a falar alguma dela:
- Moderna Inc;
- Agilent Technologies Inc;
- Teladoc Health Inc;
- Illumina Inc;
- Thermo Fisher Scientific Inc;
- Bristol Myers Squibb Co;
- Vertex Pharmaceuticals Inc.
Destaques do DNAI11
Aplicação mínima
É possível começar a investir com cerca de R$ 100, sendo acessível para todos os tipos de investidores.
Taxa de administração
O DNAI11 tem uma taxa de administração de 0,50% ao ano. Entretanto, não possui nenhuma taxa de performance.
Diversificação
Acesso a 50 ações de empresas negociadas no mercado americano + exposição cambial, porque como dito anteriormente, é baseado no índice do exterior.
Imposto de Renda
15% de IR sobre o ganho de capital para qualquer período de investimento.
Além disso, é possível efetuar o investimento no ETF, através da sua corretora, caso tenha disponibilidade, isso porque você negocia cotas do ETF como se fosse uma ação. Dessa maneira, para investir é só procurar por DNAI11 em sua corretora, ou através do próprio Itaú Corretoras.
O sequenciamento é muito importante, por que quando você faz o estudo do genoma, é possível conseguir a redução de custo de mapear, oferece o acesso a um grande potencial de avanço na medicina e cuidados com a saúde. Dessa forma, você conta com 3 principais destaques, confira:
- Medicina Preventiva: o mapeamento genético consegue identificar pré-disposições a desenvolvimento de doenças, inclusive câncer;
- Personalização: adicionando uma camada de conhecimento, é possível ter um cuidado mais direcionado às particularidades de cada pessoa;
- Otimização: identificar as mutações que podem acontecer em função das doenças para ter um tratamento mais eficiente.
Vantagens
Uma das vantagens em investir em DNAI11 é o investimento na área da genética, que nos próximos anos pode acontecer um crescimento gigante. Isso porque o setor está conseguindo bastante espaço, contando com uma tendência global. Dessa maneira, o investidor se beneficia da diversificação e a praticidade que somente os ETF oferece.
Desvantagens
Entretanto, não é apenas vantagens que um ETF apresenta, tem seus pontos negativos. Isso porque normalmente, os ETF normalmente costuma ter é a cobrança de taxas que merece a atenção de fato. Apesar que o fundo é uma força amigável e acessível para investir em empresas estrangeiras, sendo mais específico, empresas americanas, o mesmo contempla uma taxa de administração de 0,50% ao ano.
Conclusão
O investimento é uma coisa pessoal e em alguns casos é intransferível, contudo, investir no DNAI11 pode ser uma boa alternativa para aqueles investidores iniciantes que queiram ter acesso ao mercado de tecnologia genética. Isso porque é possível ter uma base de carteira, com as 50 principais ações desse segmento.
Além disso, veja um guia completo, sobre as melhores opções de ETF internacionais, clicando aqui!