Notícias

Duelo de pesos pesados: Usiminas abre petição contra CSN

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Mais um grande rumor está rondando o mercado de capitais nesta manhã. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, a Usiminas (USIM5) quer apresentar petição ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a decisão que permitiu que a CSN obtivesse participação superior a 5% na empresa. Por determinação do órgão antitruste, em 2014, a CSN deveria vender participação de 17% na Usiminas em cinco anos, mas ao final desse prazo, a empresa conseguiu mais três anos para completar a venda.

Agora, a CSN mais uma vez pediu uma dispensa. O superintendente do Cade entendeu que não havia mais necessidade de venda da participação, contanto que a CSN não vote nas assembleias de acionistas.

Atualmente a companhia possui 12,9% do capital da Usiminas.

Na petição contra a decisão do Cadem, a Usiminas alega que um superintendente não pode reverter definição votada por todos os conselheiros do órgão antitruste. Ainda de acordo com Reuters, a empresa também deve alegar que a CSN não agiu como investidor passivo e que as decisões do Cade deram tempo excessivo à CSN para vender a fatia.

As ações de ambas as companhias operam em queda neste fim de manhã, impactadas pelas movimentações, além de outros movimentos de mercado.

Sair da versão mobile