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E-commerce tem incremento de 94% no faturamento às vésperas da Black Friday, segundo a Rede

imagem padrao gdi
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As ofertas da Black Friday já têm impactado de forma relevante os gastos dos consumidores no varejo, segundo dados apurados pela Rede – empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco. O faturamento no e-commerce durante o período que antecede a tradicional temporada de descontos teve aumento de 94%, enquanto a quantidade de vendas aprovadas registrou salto de 123% nas três primeiras semanas do mês, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ainda na modalidade de compras online, o ticket médio subiu 22%, sendo que os setores com maior destaque no aumento do consumo são: Hospedagem (+245%), Construção (+164%), Farmácias (+129%), Turismo (+122%), Vestuário (+100%), Bebidas (+94%), Móveis e Decoração (93%), e Eletrodomésticos (+84%).

Em relação ao volume financeiro movimentado, a região Sudeste registra o maior crescimento do País, com alta de 100% no faturamento, seguida pelo Nordeste (+90%), e Sul (+62%).

Segundo Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú, a taxa de conversão é um dos fatores mais importantes da compra online — é ela o índice utilizado para medir, do total de pessoas que passam pelas etapas do funil de vendas, o percentual de compras aprovadas. Um índice elevado, especialmente numa operação robusta como a Black Friday, garante uma experiência de compra mais fluida para o consumidor e mais negócios para o varejista. A Rede é a empresa de meios de pagamento com a melhor taxa de conversão de vendas do mercado, atingindo índices de aprovação médios de compras acima de 90%. O número é muito positivo diante da média do setor, que fica na faixa de 70%.

 “A cada 100 clientes que navegam para fazer uma compra, apenas três decidem comprar. Do total de transações iniciadas, 30% a 40% são negadas por identificação ou suspeita de fraude. Nossa prioridade para os nossos parceiros é oferecer eficiência nas transações e entender suas principais dores e necessidades, facilitando a jornada de pagamentos a partir de dados, inteligência e segurança, e proporcionando maior taxa de aprovação”, complementa o executivo.

Performance do varejo nas operações online e presenciais 

Considerando o varejo físico e online, o faturamento nas três primeiras semanas do mês de novembro de 2022 teve aumento de 18%, na comparação com o mesmo período de 2021. Já a quantidade de transações no intervalo analisado foi 19% maior do que as realizadas no mesmo ciclo de 2021. Ficam em evidência a alta de gastos nas categorias de Bebidas (+116%), Alimentação (+70%), Bares e casas noturnas (+67%), Restaurantes (+47%), Cafés, padarias e rotisseries (+46%), Farmácias (+40%), e Vestuário (+36%).

A região Centro-Oeste foi a que mais cresceu, com elevação de 27% no faturamento, seguida do Sudeste, com 20,5%.