Notícias

Economistas preveem viés de baixa para IPCA 2023 em reunião com BC

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Economistas do mercado financeiro revisam para baixo as projeções do IPCA 2023 em reunião com o Banco Central.

Na primeira reunião do Banco Central com economistas do mercado financeiro, uma visão otimista sobre a atividade econômica e a inflação para 2023 foi compartilhada.

Os participantes reportaram revisões para baixo no IPCA de 2023, refletindo as expectativas de alívio nos preços globais das commodities e melhora na inflação atacadista.

A nomeação de Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, não foi o foco da discussão.

A maioria dos economistas projeta que o BC poderá iniciar a redução da taxa Selic no segundo semestre.

Expectativas de inflação e taxa Selic revistas para baixo para 2023

Durante a primeira reunião do Banco Central (BC) com economistas do mercado financeiro deste ano, uma perspectiva mais otimista da inflação e da atividade econômica para 2023 foi evidenciada.

A maioria dos participantes reportou revisões para baixo no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023, antecipando um alívio nos preços globais de commodities e uma melhora na inflação atacadista.

A indicação de Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para a diretoria de Política Monetária do BC não foi um tópico principal da discussão.

A queda nas projeções de inflação para 2023 decorre da avaliação de que o país está caminhando para uma desinflação de bens mais intensa do que o previsto anteriormente.

No entanto, a revisão não foi suficiente para alterar as expectativas de inflação para 2024, que permanecem em torno de 4%.

Os economistas acreditam que o BC deverá iniciar o ciclo de redução da taxa Selic no segundo semestre, entre agosto e setembro. Além disso, eles também relataram ao BC uma melhor percepção do risco fiscal, apesar de esse não ter sido o foco da reunião.

Sair da versão mobile