A EDP, empresa que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, informa que recebeu hoje uma comunicação de sua acionista controladora, EDP – Energias de Portugal, S.A., esclarecendo que realizou um protocolo perante a CVM de pedido de registro de oferta pública para aquisição da totalidade das ações ordinárias de emissão da Companhia.
Segundo o controlador, o objetivo da operação é acelerar e reforçar a posição do Grupo EDP no Brasil uma vez que o referido ativo possui um alto valor agregado e estratégico ao negócio, além de ser uma aposta no mercado brasileiro. Esse movimento ocorre em um ambiente internacional particularmente desafiador, devido ao cenário de altas taxas de juros, e demonstra a confiança do Grupo EDP na economia brasileira, em suas instituições e no ambiente regulatório estável que se encontra estruturado no país, tornando-se atrativo para investidores estrangeiros.
O processo, lançado publicamente hoje, tem um cronograma esperado de pelo menos 7 meses, e deve estar concluído até o final deste ano. A operação seguirá com o cumprimento dos devidos trâmites legais, conforme rege a legislação brasileira e a regulamentação aplicável. Dessa forma, a concretização da OPA está condicionada ao cumprimento das análises em curso; da obtenção das aprovações legais e societárias aplicáveis; bem como das condições de mercado que permitam sua implementação.
A operação da EDP no Brasil permanecerá sem qualquer alteração. A companhia continuará a gerenciar suas unidades de negócios como operadores de excelência do setor elétrico brasileiro, como tem feito ao longo dos últimos 25 anos. Nesse sentindo, mantém-se válido o Plano de Negócios 2021-2025 o qual encontra-se em plena evolução e tem como foco crescer especialmente em distribuição, transmissão e solar, com particular destaque para a Geração Distribuída.
2023 será um ano chave para o fortalecimento e crescimento da posição da EDP no segmento do Solar, uma vez que este mercado se encontra em plena expansão no Brasil e apresenta oportunidades com rentabilidades adequadas ao perfil de risco da companhia. Além disso, o portfólio da EDP possui vários projetos em construção que entrarão em operação também ao longo do ano.
O desafio da distribuição é a concretização do ciclo de maior investimento realizado nesse negócio, meta está que já apresenta ótimos resultados tais como a última revisão tarifária da EDP ES e o indicador de perdas abaixo do limite determinado pelo regulador. Adicionalmente, a companhia segue focada em outro objetivo essencial de 2023 — a prorrogação não onerosa da concessão da EDP ES por mais 30 anos.
A EDP reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, em proporcionar uma transição energética justa e manter seus elevados padrões em ESG. Quanto ao processo em referência, a companhia informa que este seguirá os devidos trâmites legais, conforme rege a legislação brasileira e a regulamentação aplicável. Adicionalmente, esclarece que manterá todos os seus stakeholders e o mercado em geral devidamente informados sobre os desdobramentos relevantes a respeito da operação.