Efeito Lula livre: Conforme as últimas notícias o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela libertação ao ex-presidente lula. Desse modo, a Justiça Federal do Paraná concedeu liberdade a ele nessa semana.
Assim, algumas mudanças foram causadas no mercado de ações e na bolsa de valores. Então, vamos verificar o que mudou após a libertação do ex-presidente e como o mercado reagiu a tudo isso.
Dólar sobe e as ações decaíram
De fato, a saída do ex-presidente Lula que recebeu a libertação após votação do STF realizou mudanças no mercado. Dessa forma, o índice Ibovespa teve uma queda acentuada logo após essa decisão.
Assim, a faixa que o índice chegou foi de 1,78% e ficou com seus pouco mais de 170 mil pontos. Enquanto que o giro das finanças chegou aos R$ 20,2 bilhões e o dólar disparou sendo negociado em R$ 4,16.
Nesse sentido, o Ibovespa acabou fechando em 0,52% em baixa após ter revertido o ganho que estava acumulado. Além disso, o ex-presidente disse que pretende percorrer o Brasil posteriormente a sua saída.
De acordo com o Terra Investimentos esse acontecimento gerou instabilidade política e fez com que os investidores ficassem inseguros. Então, o mercado de ações e a B3 (B3SA3) estão atentos as mudanças que estão ocorrendo.
Como resultado da sua permissão para deixar a cadeia, Lula disse que iria até o Sindicato dos Metalúrgicos (ABC). Dessa forma, ele participará de um ato que acontecerá no local e terá a presença de simpatizantes.
Enquanto que nos Estados Unidos o índice S&P 500 obteve um valor positivo que chegou aos 0,25%. Além disso, os investidores ainda estão esperando um acordo definitivo finalizando a guerra comercial.
Desse modo, o BTG Pactual (BPAC11) acredita que o mercado ainda está em período de volatilidade. E assim ainda haverá possibilidades de se obter lucros em um período de curto prazo. Portanto, cabe aos acionistas ficarem atentos às mudanças do mercado acionário.