A agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) Global realizou importante comunicado. Isto é, a agência disse que o avanço no processo de privatização da Eletrobras (ELET6) não afetará os ratings da companhia, que irão seguir com classificação soberana.
Assim sendo, os analistas Candela Macchi, Julyana Yokata e Manuel Orozco continuam a acreditar que, se a privatização for executada sob a estrutura proposta, haverá padrões de governança para limitar a influência do governo federal.
Isto é, referente as decisões de gestão e estratégica da empresa, dada a maior independência do conselho.
Ademais, eles acrescentam que, sob a proposta do cenário de privatização, um único acionista, direto ou indireto, terá seus direitos de voto limitados a 10%.
Além disso, haverá um mecanismo para limitar a participação de qualquer acionista a 30%.
“A potencial alteração é neutra para o rating de crédito do emissor, pois a Eletrobras tem perfil de crédito autônomo sendo ‘BB-’, acima do rating do Brasil”
avaliam
Logo, hoje, o rating nacional da Eletrobras está em ‘brAAA’.
Eletrobras (ELET6): CVM questiona oscilações recentes nos papéis da empresa
A CVM realizou um questionamento sobre as oscilações nas ações da Eletrobras (ELET6). Desse modo, a empresa se pronunciou sobre o caso, por meio de fato relevante publicado junto ao mercado e aos seus acionistas.
Assim sendo, a empresa afirmou que
“A Eletrobras esclarece que seu processo de privatização é composto de diversas etapas, conforme já amplamente divulgado pela Companhia. A cada etapa realizada, é normal que ocorram oscilações nas movimentações dos valores mobiliários, sem que haja qualquer controle ou ingerência por parte da Companhia”
afirmou a empresa
Além disso, a companhia completou
Ao longo dos últimos dias, houve diversas notícias sobre expectativas do julgamento do processo no Tribunal de Contas da União, tema que é de conhecimento público e foi objeto de Fato Relevante divulgado pela Companhia em 15 de fevereiro de 2022 e de Comunicado ao Mercado divulgado nesta data.
destacou a empresa
Logo, a Eletrobras se prontificou a fornecer novas explicações em caso de necessidade.