De acordo com fontes próximas ao conceito, Elon Musk tem procurado profissionais em inteligência artificial para construir um novo centro de pesquisa que desenvolva uma alternativa ao ChatGPT, o chatbot de alta performance desenvolvido pela startup OpenAI.
A busca por uma alternativa surge após o sucesso avassalador do ChatGPT no mercado de inteligência artificial, que chegou a acumular mais de 100 milhões de usuários em menos de dois meses após seu lançamento.
O bilionário, que já criticou a OpenAI por adicionar filtros que restringem o conteúdo gerado pelo ChatGPT, pretende criar uma inteligência artificial com menos restrições em temas controversos.
Musk, que já cortou relações com a OpenAI, pretende criar uma inteligência artificial politicamente e socialmente imparcial, em contraposição ao ChatGPT, que foi treinado com base em conteúdos “acordados” socialmente.
Embora tenha elogiado a qualidade do ChatGPT, Musk considera que a inteligência artificial não deve ser restrita por questões políticas ou sociais, o que o levou a procurar alternativas para o chatbot mais popular do mercado.
Ainda não se sabe quando o novo projeto liderado por Elon Musk estará disponível no mercado, mas a busca por uma alternativa promete acirrar ainda mais a concorrência no mercado de inteligência artificial.