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Em semana de Black Friday, como o Itaú evita fraudes?

imagem padrao gdi
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A Black Friday se tornou uma das datas mais aguardadas do calendário comercial, tanto por consumidores quanto pelos varejistas. Especialmente no e-commerce, já é considerada a mais importante do ano, superando as vendas do Natal. Para ajudar os varejistas a darem conta do alto volume de transações, com segurança e garantindo que os consumidores tenham a melhor experiência, a Rede – empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco (ITUB4) – preparou uma operação robusta, em andamento desde julho deste ano. 

Como parte do conglomerado Itaú, a Rede tem força estratégica para oferecer um combo de soluções e serviços, entregando uma proposta de valor única aos varejistas na temporada de compras. Seu modelo de negócios conta com uma plataforma multisserviços focada cada vez mais nas necessidades de seus parceiros, especialmente para vendas no ambiente online. Investimento em tecnologia, alta taxa de conversão de vendas, expertise em uso de dados e disponibilidade integral são os diferenciais para apoiar os empreendedores a venderem mais e melhor.

Mais de 150 colaboradores já estão focados na Black Friday, trabalhando nas áreas de infraestrutura e testes de resiliência. É um time multidisciplinar envolvendo profissionais de diversas áreas, como tecnologia, negócios, centrais de atendimento, comercial e governança, entre outras. Um trabalho conjunto que envolve não só a Rede, mas também a estrutura de Cartões do Itaú – maior emissor do país, e um meio de pagamento altamente utilizado na Black Friday; de Cash Management – responsável pela gestão do Pix; e do Itaú BBA, com soluções de banking a atendimento a grandes empresas.

A operação unificada visa oferecer uma proposta de valor completa, para garantir aos lojistas um bom desempenho de vendas nos momentos de picos de transações, garantindo uma alta disponibilidade (ou seja: sistemas sempre no ar para os pagamentos), uma alta taxa de conversão (permitindo um alto número de transações finalizadas no e-commerce, refletindo em mais vendas) e dando insights antes do período e em tempo real para que os varejistas possam oferecer a melhor experiência para seus clientes e potencializar suas vendas. Entre eles estão perspectivas econômicas para a data, meios de pagamento mais utilizados, pico de volume e quantidades transacionais, Pix, como preparar a operação para vender física e virtualmente, segurança nas vendas, utilização de marketplace, entre outras – uma inteligência de dados abrangente e possível devido à operação unificada com o Itaú.

Ao longo de todo o período da Black Friday, em novembro, serão aproximadamente 100 horas de trabalho de monitoramento e atendimento ininterruptas, o que permite uma atuação tempestiva, quando necessária, para garantir estabilidade e segurança no momento da venda, tantos para os lojistas como para os consumidores.

A Rede também estruturou um grupo de trabalho para acompanhamento da performance das transações dos clientes e a prestação de um serviço de consultoria de negócios para garantir a melhor taxa de conversão de vendas.

Serviços para vendas online

Entre os serviços oferecidos para os varejistas alavancarem o seu negócio estão o Link de Pagamento, que possibilita a venda online de forma prática e segura para vender de qualquer lugar de forma descomplicada, além de ser 100% online. O Link simplifica a conclusão das vendas realizadas à distância, permitindo o envio a um endereço eletrônico para que o cliente efetue o pagamento – por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp – com antifraude grátis incluído.

Lançado em 2020, o link de pagamento vem aumentando sua penetração nas vendas dos lojistas, e se consolida como uma ferramenta importante para aumentar o potencial de vendas online. Segundo dados da Rede, empresas que utilizam o link de pagamento possuem ticket médio 90% maior do que as que não utilizam a solução. Ou seja: além de oferecer mais um canal de vendas e alcançar novos clientes, consequentemente vendendo mais, a solução também ajuda os comerciantes a venderem melhor (com compras de ticket médio mais alto).

O recurso antifraude habilitado é um dos principais diferenciais do Link de Pagamento da Rede, já que analisa os dados informados pelo cliente e verifica se existe algum sinal de irregularidade relacionado a algum tipo de fraude. Caso exista, a transação é bloqueada imediatamente, reduzindo a ação de pessoas mal-intencionadas e a possibilidade de golpes.

Outra solução oferecida pela Rede Itaú é a Loja Virtual, uma solução que chegou pronta para os empreendedores criarem os seus próprios e-commerces. A iniciativa oferece uma plataforma completa e customizável, com o sistema de pagamento Rede integrado e protocolo de segurança antifraude já incluso e ativado. Com ela, estabelecimentos de diversos portes e setores que possuem contrato com a Rede podem customizar sua Loja Virtual da maneira como preferirem. A plataforma permite que os co