A Eve, empresa da Embraer (EMBR3), e a Acciona, anunciaram recentemente uma parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana global e sustentável.
Nesse sentido, sob os termos da parceria, após a conclusão da combinação de negócios da Eve com a Zanite Acquisition Corp.,a Acciona investirá US$ 30 milhões. Isto é, e dessa maneira se juntará ao grupo de investidores estratégicos que atualmente estão apoiando o desenvolvimento da Eve e de seu plano de negócios.
Assim sendo, como parte do acordo, José Manual Entrecanales, presidente e CEO da Acciona, se tornará um dos sete membros do Conselho de Administração. Isto é, após a listagem da Eve na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que tem previsão para acontecer no segundo trimestre de 2022.
Assim sendo, a parceria também beneficiará novas iniciativas industriais no desenvolvimento de um ecossistema de UAM sustentável. Ou seja, incluindo vertiportos, contratos de compra de energia, soluções de carregamento de bateria e manuseio.
Nesse sentido, em 2021, 93% dos investimentos do Grupo Acciona estavam alinhados com a classificação da União Europeia para atividades sustentáveis. Assim, a empresa evitou a emissão de 13,4 milhões de toneladas de CO2 (+1,5%) durante o ano, concluindo aquele ano como a empresa de eletricidade mais sustentável da Espanha e a segunda mais sustentável do mundo, de acordo com o Sustainability Yearbook 2022 publicado pela S&P Global.