Notícias

Empresário inspirado por Musk patrocina evento com Moraes

O empresário Alberto Leite, admirador de Musk, está patrocinando um evento em Londres que terá a presença de ministros do STF.

Ministro Alexandre de Moraes durante sessao do STF Foto Nelson Jr SCO STF 1
Ministro Alexandre de Moraes durante sessao do STF Foto Nelson Jr SCO STF 1
  • O empresário Alberto Leite, patrocina evento em Londres com a presença de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes
  • Destaca-se como uma missão internacional para promover o espaço democrático e um diálogo construtivo pelo avanço do Brasil
  • O debate também conta com o aprimoramento do processo eleitoral. Além disso, à segurança jurídica para atrair investimentos e os impactos da inteligência artificial nas eleições brasileiras.

O empresário Alberto Leite, admirador de Elon Musk, patrocina evento em Londres com a presença de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes. O magistrado, recentemente criticado por Musk por suas decisões sobre fake news, estará presente. Enquanto, o bilionário considera as ordens judiciais uma forma de “censura” e acusa a Corte de “desrespeitar as leis”.

A FS Security, empresa especializada em tecnologia e segurança digital de Leite, apoia o 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias, que reúne diversos juízes e políticos a partir desta quarta-feira (24). Em maio de 2022, durante a visita de Musk ao Brasil para encontrar Bolsonaro em Porto Feliz, Leite se encontrou com o bilionário. Após a reunião, o empresário relatou que o dono da Tesla “foi simpático e aberto”.

O evento ocorre no hotel de luxo The Peninsula e é organizado pelo Grupo Voto, liderado por Karim Miskulin. Destaca-se como uma missão internacional para promover o espaço democrático e um diálogo construtivo pelo avanço do Brasil. O Grupo Voto também organizou um almoço de Bolsonaro com mulheres líderes corporativas antes das últimas eleições presidenciais.

Além do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli também marcarão presença. Eles, contudo, participarão de painéis individuais discutindo o aprimoramento do processo eleitoral. Além disso, à segurança jurídica para atrair investimentos e os impactos da inteligência artificial nas eleições brasileiras.

Demais cargos e presenças

A convite do evento, também marcarão presença em Londres os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Mauro Campbell Marques e Luis Felipe Salomão. Este último foi eleito corregedor nacional de Justiça e o penúltimo vice-presidente da Corte, em eleições ocorridas nesta terça-feira (23).

A programação, portanto, também incluirá a participação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), do advogado-geral da União, Jorge Messias, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, dos senadores Ciro Nogueira (PP-AL) e Davi Alcolumbre (União-AP), do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), do ex-presidente Michel Temer (MDB), do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, e de conselheiros do órgão. O evento ocorrerá até sexta-feira (26).

Musk X Moraes

Elon Musk, dono do X, SpaceX e Tesla, criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em sua conta no antigo Twitter (X). E passou a criticar também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em mensagens postadas na noite de segunda-feira (8), Musk aumentou suas críticas, chamando Moraes de “ditador“.“Como Alexandre de Moraes se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula na ‘coleira’ “, insinuou o dono do X, sugerindo, portanto, uma possível conspiração entre o ministro do Supremo e o presidente da República.

Em seguida, Musk associou a vitória de Lula nas eleições de 2022, onde ele “derrotou o então presidente Jair Bolsonaro” no segundo turno, a um suposto favorecimento por parte de Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

“Como Alexandre tirou Lula da prisão e interferiu para elegê-lo, Lula obviamente não tomará nenhuma atitude contra ele. A próxima eleição será fundamental”, afirmou o proprietário do X.

Moraes assumiu a presidência do TSE em agosto de 2022, apenas dois meses antes da eleição presidencial daquele ano, e permanece no cargo até o momento. Ele liderou, contudo, o órgão durante o último processo eleitoral, contestado por Bolsonaro e aliados, apesar de não terem apresentado qualquer prova de “possível” fraude.

Alexandre, contudo, é relator no STF do inquérito sobre disseminação de fake news e ataques à democracia, resultando na suspensão de contas no X. O que é criticado por Musk e demais aliados como “censura prévia”. Barroso, portanto, presidente do STF, apoia Moraes, destacando que todas as empresas no Brasil devem cumprir as leis nacionais.