Durante a apresentação do Eneva Investor Day na última terça feira, (8), a Eneva (ENEV3) comunicou uma informação importante. Isto é, a empresa vai realizar a primeira perfuração não convencional de gás natural do Brasil em 2022.
Diante disso, o Diretor de Operações da companhia, Lino Caçado confirmou essa informação. Além disso, nesse evento a Eneva apresentar os planos da empresa até 2030. Dessa maneira, a companhia pretende atuar também na área de energias renováveis (captura e armazenamento de carbono e hidrogênio).
De acordo com o próprio Lino Caçado
“Se o primeiro teste for exitoso, com o poço vertical, vamos fazer um horizontal e depois no desenvolvimento você começa a perfurar uma grande quantidade de poços de uma forma quase de uma fábrica”
disse Cançado
Ademais, a Eneva planeja fazer três poços este ano. Isto é, na bacia do Parnaíba, no Maranhão, até a rocha geradora de gás, que será fraturada para testar o potencial dessa tecnologia no Brasil.
Crítica sobre a técnica
Contudo, há algumas críticas sobre esse modelo. Nesse sentido, os possíveis pontos negativos estão no alto consumo de água, juntamente com a poluição que pode ocorrer.
Sob essa perspectiva, a empresa reitera a viabilidade desse projeto. Assim sendo, o Diretor de Operações afirma que essa operação respeitará as normas e padrões ambientais e sustentáveis.
“Será possível acompanhar para ver que o processo é feito de maneira segura e ambientalmente controlada”
destaca Lino Caçado