imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A abordagem institucional tem trazido a debate os impactos de entidades públicas e privadas.

Em todo o mundo tem crescido a prática F, sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance – Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa. O termo se refere a uma série de práticas responsáveis para que a atuação de uma instituição leve em consideração os seus impactos, aprimorando resultados e mitigando danos.

No #18 episódio do podcast Liberdade em Foco, Márcio Coimbra, presidente da Fundação da Liberdade Econômica (FLE) trouxe o tema para debate convidando o doutor em Engenharia de Produção e bacharel em Administração, Eduardo Fayet para falar sobre a adoção da ESG pelos entes governamentais.

Em uma análise que leva em conta a conjuntura brasileira em todos os seus âmbitos, o especialista explicou como a metodologia pode ser aplicada pelo Estado a fim de modernizar a performance de instituições públicas, gerando ganhos econômicos, ambientais e também sociais.

Fayet explicou que os governos, estaduais e municipais, não podem apenas medir o desempenho financeiro, mas que considerem também sua conduta social, sustentável e de governança.
 

A ESG, segundo ele, possui dois níveis: um que se refere a ações de implementação operacional e outro que está relacionado ao planejamento político-estratégico.

Enquanto o primeiro diz respeito sobre a aplicação de projetos que implicam na adesão dos conceitos da ESG, o outro está relacionado à análise dos indicadores alcançados e das mudanças realizadas.

Para além dos conceitos gerais das intervenções ambientais, sociais e de governança, Fayet afirma que o processo está associado, primordialmente, ao planejamento estratégico. Tudo que for feito, deve ser pensado levando em consideração o contexto em que a entidade está inserida.
 

No caso do Brasil, ele reitera que os parâmetros não podem apenas considerar o valor político ou de retorno econômico imediato, mas é necessário que o todo seja ponderado.

“Precisamos de decisões de Estado e não de decisões de governo”

Concluiu ele.

podcast Liberdade em Foco é uma iniciativa da FLE que busca trazer a debate temas que são necessários para o ambiente político. Os tópicos variam entre assuntos que impactam social e economicamente a vida do brasileiro. As análises históricas e conjecturas futuras também são importantes para que essa conversa aconteça. O conteúdo está disponível no Spotify e no site da instituição.