Depois da elevação do rating IDR (“Issuer Default Rating” ou Rating de Inadimplência do Emissor) de São Paulo de “BB-“ para “BB” no início de agosto, a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, revisou o rating nacional de Longo Prazo de “AA (bra)” para “AAA (bra)”.
Com perspectiva estável, a classificação coloca o Estado no patamar mais alto da escala nacional da Fitch, indicando que o perfil de crédito de São Paulo se fortaleceu. “Estar na mais alta classificação da Fitch é um sinal para investidores de que em São Paulo é possível encontrar segurança e garantia, dada a solidez e as perspectivas da economia paulista”, ressalta Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Nos últimos meses a agência tem destacado alguns pontos positivos para a economia paulista. Entre elas, a robustez das receitas do Estado, a elevada autonomia fiscal, com baixa taxa de transferência, e o controle moderado do crescimento das despesas, com margens operacionais sólidas.