Notícias

Eternit (ETER3) reverte prejuízo e lucra R$ 58 mi no resultado do 1T21

A Eternit divulgou nesta terça seu resultado referente ao 1T21 trazendo grande crescimento no EBITDA e receita líquida. Confira.

eternit resultado 1t21
eternit resultado 1t21

A Eternit (ETER3) divulgou nesta terça seu resultado referente ao 1T21 trazendo grande crescimento no EBITDA e receita líquida. Confira agora os principais destaques do trimestre da companhia.

O desempenho da Eternit

“O desempenho da Companhia foi impulsionado pela forte demanda do setor de material de construção, que segue em alta substancial de vendas frente ao patamar de 2020, e pela performance das unidades de fibrocimento, culminando com um volume de vendas no primeiro trimestre de 2021 de cerca de 191 mil toneladas, melhor resultado para o trimestre desde 2016.”

disse a companhia logo no início de seu relatório.

Durante o primeiro trimestre de 2021 a Eternit somou uma receita líquida de R$ 270 milhões, crescendo 138% frente ao 1T20. De acordo com a companhia, o resultado se deve ao crescimento das exportações e à manutenção da demanda no segmento de fibrocimento, que permitiu um crescimento no volume de vendas e no patamar de preço.

Em relação ao EBITDA ajustado, o resultado foi de R$ 85 milhões no trimestre. Assim sendo, a Eternit conseguiu reverter o resultado negativo de R$ 6,6 milhões do mesmo período de 2020. O crescimento se explica pelo bom desempenho operacional de fibrocimento e, além disso, da retomada as exportações de fibra de crisotila.

Dessa forma, a Eternit reportou um lucro líquido ajustado de R$ 58,3 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 11,6 milhões no 1T20. Portanto, sua margem líquida ajustada ficou em 22%, crescendo 32 pontos percentuais ante o mesmo período do ano passado.

Além disso, vale destacar que a Eternit (ETER3) realizou investimentos em modernização de seu parque industrial de fibrocimento, no projeto de telhas fotovoltaicas e em continuidade operacional. E, por fim, a companhia terminou o ano com um caixa líquida de R$ 148 milhões. Lembrando que, a companhia realizou um follow-on de R$ 110 milhões no final de março.