Notícias

Eve vai começar testes de mobilidade aérea para tirar "carros voadores" do papel

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O futuro está cada vez mais perto para a Eve, umas das principais subsidiárias da Embraer e suas inteções em tirar o ousado projeto dos eVtols (os carros voadores) do papel.

A empresa vai realizar em setembro a primeira simulação de mobilidade aérea urbana. O simulado será em Chicago, nos Estados Unidos.

O exercício será feito com helicópteros da empresa Blade Air Mobility e servirá como teste para o eVTOL, veículo elétrico de pouso e decolagem vertical conhecido como “carro voador”.

O objetivo é estudar as operações, serviços terrestres, viagens de passageiros e necessidades do eVTOL. A simulação vai acontecer durante três semanas e incluem testes em solo e voos de passageiros.

Os testes serão feitos no Vertiport Chicago, um heliponto no centro de Chicago, e irão simular serviços, infraestrutura e requisitos para os “carros voadores”.

Um helicóptero irá transportar passageiros do local até outros dois pontos em Chicago. A primeira rota levará até o Heliponto Municipal de Schaumburg, e a segunda rota segue ao Heliponto Tinley Park em Illinois. Os voos custam 150 dólares e devem durar cerca de 15 minutos.

Maquete de cabine de 'carro voador' da Embraer é apresentado ao público — Foto: Divulgação

Os carros voadores da Eve passam pela transformação da mobilidade urbana, criando um veículo de passageiros que permita pouso e decolagens verticais, de forma mais barata e prática e que dependam de menos estrutura que os atuais helicópteros.