Notícias

Even (EVEN3) finaliza venda de 9,8 mi de ações da Melnick

Transação envolve 4,75% do capital social da Melnick, fortalecendo a estratégia de reestruturação da Even.

even GDI 2
even GDI 2
  • A Even (EVEN3) concluiu a venda de 9,8 milhões de ações da Melnick Desenvolvimento Imobiliário (MELK3)
  • Correspondentes a 4,75% do capital social da construtora
  • A Even, no entanto, realizou a transação no mercado de bolsa de valores, encerrando a alienação do lote total previamente autorizado pelo Conselho de Administração

A Even (EVEN3) concluiu a venda de 9,8 milhões de ações da Melnick Desenvolvimento Imobiliário (MELK3). Correspondentes a 4,75% do capital social da construtora. A Even realizou a transação no mercado de bolsa de valores, encerrando a alienação do lote total previamente autorizado pelo Conselho de Administração da empresa.

Com essa operação, a Even ajusta sua participação acionária na Melnick para 14,54%. Assim, o que equivale a 29.983.107 ações. Essa venda faz parte de uma estratégia mais ampla da Even para otimizar sua estrutura de investimentos. Além de reforçar seu foco em outras frentes de negócios. A redução da participação pode sinalizar uma reavaliação de prioridades estratégicas, ao mesmo tempo em que mantém uma fatia relevante na Melnick, que continua sendo uma parceira importante no setor imobiliário.

O mercado acompanha de perto essa movimentação, considerando o impacto que as mudanças na estrutura acionária de grandes empresas podem causar em suas estratégias de crescimento e governança corporativa.

As empresas

Even, contudo, é uma incorporadora e construtora brasileira, com atuação principal no setor imobiliário residencial. Fundada em 1974, a empresa está sediada em São Paulo e possui atividades concentradas em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A Even é conhecida por desenvolver projetos voltados para diferentes faixas de renda, abrangendo desde imóveis de médio padrão até empreendimentos de alto luxo.

Melnick (Melnick Desenvolvimento Imobiliário), por sua vez, é uma empresa de desenvolvimento imobiliário com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No entanto, a Melnick se destaca por sua atuação no mercado de imóveis de alto padrão na região Sul do Brasil, especialmente no setor residencial, embora também desenvolva projetos comerciais. A Melnick, contudo, tem uma relação de longa data com a Even, sendo que a Even detém uma participação relevante em seu capital social.

Orizon celebra contratos de venda de créditos de carbono

Do volume total, cerca de 930 mil tCO2e estão emitidos e serão entregues imediatamente.

Nesta segunda-feira (19), a Orizon Valorização de Resíduos (ORVR3) informou que celebrou contratos de venda de reduções de emissões verificadas (créditos de carbono) de cerca de 1,1 milhão tCO2e dos ecoparques de João Pessoa (referente aos anos de 2022 e 2023) e Jaboatão dos Guararapes (relativo ao ano 2022), tendo como comprador uma empresa europeia de grande porte.

Segundo informações, do volume total, cerca de 930 mil tCO2e estão emitidos e serão entregues imediatamente e o restante após a conclusão da auditoria que já se encontra em andamento, conforme procedimento habitual do Gold Standard.

Orizon (ORVR3) finaliza aquisição do Ecoparque Juazeiro do Norte

A Orizon Valorização de Resíduos (ORVR3) e sua subsidiária Orizon Meio Ambiente (OMA), anunciaram a conclusão da aquisição do controle do Ecoparque Juazeiro do Norte. Assim, consolidando sua presença no mercado de gestão de resíduos e valorização ambiental no nordeste do Brasil.

Inicialmente, a Orizon Ceará, unidade regional da companhia, assumirá 60% do controle do Ecoparque Juazeiro. No entanto, esse percentual poderá ser reduzido para 51% caso o vendedor atinja determinadas metas de desempenho estipuladas no contrato. Assim, conhecidas como métricas de earn-out. Neste cenário, a Orizon deverá desembolsar um complemento de preço. De modo que o valor total da aquisição poderá alcançar até R$ 16,3 milhões.

operação também prevê uma opção de compra da participação restante. Isto, o que permitiria à Orizon assumir 100% do controle do Ecoparque em condições previamente acordadas. Esta aquisição é estratégica para a Orizon, que busca expandir sua atuação em regiões com alto potencial de crescimento no setor de gestão ambiental, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.

Com o controle do Ecoparque Juazeiro, a Orizon não só amplia sua capacidade de tratamento e valorização de resíduos na região, mas também fortalece sua posição como um dos principais players do setor no Brasil, alinhando-se às demandas crescentes por soluções ambientais mais eficientes e sustentáveis.