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Expansão internacional de franquias brasileiras acelera ritmo e avança 16% em 2022, revela pesquisa da ABF

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Demonstrando aceleração do ritmo de internacionalização num cenário de retomada, as redes de franquias brasileiras registraram um crescimento de 16% na atuação além-fronteiras no ano passado frente a 2021; no período anterior (2020-2021) a variação foi de 12,27%. O número de marcas no exterior no subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%. Estes são alguns dos dados revelados na mais recente pesquisa da ABF — Associação Brasileira de Franchising sobre a Internacionalização das Franquias Brasileiras. O levantamento reúne todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.

Entre os principais motivos para essa expansão destacam-se a reabertura total das atividades econômicas mundo afora com o controle da Covid-19, a contínua busca das empresas por atuar em novos mercados, a ampliação do faturamento em moedas mais fortes e a mitigação de riscos econômicos. São exemplos de franquias que se internacionalizaram em 2022 as marcas Grupo SD, Emporium da Beleza e Espaçolaser.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “a forte retomada do mercado de franquias no Brasil, com um crescimento de mais de 14% em 2022, também se traduziu em um interesse renovado pela internacionalização. Dentro desse movimento, temos vários perfis: redes que estão retomando planos pré-pandemia, planos de expansão que amadureceram nos últimos anos e chegaram à fase de internacionalização e redes que estão começando essa jornada. De qualquer maneira, a internacionalização é um caminho importante para ganhos de escala e para consolidar marcas em nível global”.

Ainda segundo Moreira Leite, é importante ressaltar que as marcas associadas contam com o apoio da Associação e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por meio do Franchising Brasil, projeto de fomento e desenvolvimento da internacionalização das franquias brasileiras, fruto da parceria entre ambas as entidades, que tem uma agenda intensa de missões, rodas de negócio e ações de capacitação e networking.

De acordo com Natan Baril, diretor Internacional da ABF, “a internacionalização de uma marca parte de um primeiro planejamento sólido e da reserva de recursos, mas aí chegamos à parte de prospecção do mercado e busca de parceiros potenciais para os quais, de fato, a participação nas atividades do Projeto Franchising Brasil facilita muito o processo. Além disso, é possível apreender com a experiência de redes que estão se internacionalizando há mais tempo, podendo-se assim evitar algumas dificuldades”.

Entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.

A partir deste ano, o estudo da ABF traz também o ranking dos Top 20 países por número de operações (unidades de franquia) entre as redes associadas à entidade. Neste grupo, Portugal lidera a lista, com 266 operações de franquias, seguido dos Estados Unidos (190), Argentina (161), Colômbia (146) e Paraguai (130), compondo as cinco primeiras colocações. O Chile lidera o segundo bloco de países, com 42 operações, tendo Bolívia (39), Equador (34), Guatemala (33) e Peru (30) nas posições seguintes.

“Identificamos dois movimentos importantes nestes dados. Primeiro, que os EUA continuam a ser uma meta importante de internacionalização para as franquias brasileiras, principalmente devido a seu tamanho e por ser considerado como uma porta de acesso a mercados globais. Depois dele, temos uma expansão para países próximos geograficamente na América do Sul, ou culturalmente como é o caso de Portugal. Notamos também que franquias que focam este último movimento acabam expandindo seu raio de atuação para outros países com mais frequência, constituindo, portanto, uma abordagem interessante para redes com planos nesta área”, explica Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF e gerente-executivo do Programa Franchising Brasil.

Amado completa, ainda, que movimentos migratórios de brasileiros para países como Portugal e EUA também tem alavancado a expansão de franquias nacionais no exterior.

Com o arrefecimento da pandemia, a agenda de missões presenciais foi retomada com mais intensidade em 2022. Ao todo, o Programa Franchising Brasil realizou sete missões internacionais, com destaque para Franchising Expo Franchise Paris, a Multi-Unit Franchise Conference em Las Vegas, nos EUA, Feira Internacional de Franquicias (FIF) no México, além de missões a Portugal, Emirados Árabes, Paraguai e Bolívia. De acordo com enquetes realizadas após estas ações, o projeto estima que irá gera negócios na ordem de US$ 4 milhões no período de até dois anos.

Segmentos

O levantamento indica que o segmento de Moda continua liderando a lista por número de marcas, porém diminuiu a sua participação, de 44 para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior. Alimentação, que subiu de 27 para 32 marcas, Educação, de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20, apresentaram crescimentos mais expressivos.

“Moda foi o pioneiro no franchising e continua com grande participação, mas, de fato, identificamos no ano passado a intensificação do movimento no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, principalmente na área de estética. É interessante notar que aqui falamos da exportação de serviços, mercado que entendemos contém muito potencial para as franquias brasileiras. Além disso, cabe destacar também a internacionalização de franquias de açaí, produto tipicamente brasileiro que está tendo aceitação em outros países”, comenta Bruno Amado.

Alguns exemplos de franquias de estética que se internacionalizaram são Emporium da Beleza e Grupo SD, e com foco no produto açaí são Oakberry e Açaí Concept.

Marcas estrangeiras no Brasil

A pesquisa da ABF aponta, ainda, que o número de marcas estrangeiras no Brasil aumentou de 206 para 236 entre 2021 e o ano passado, com um crescimento de 12%. São redes vindas de 35 países. Associaram-se à ABF em 2002 marcas estrangeiras como Mail Boxes Etc, Paris Saint-Germain Academy e Refúgio Patagônia.

“Quando participamos de congressos e eventos internacionais, notamos um grande interesse de redes estrangeiras em entrar no Brasil. Além do tamanho do mercado consumidor, eles ressaltam a solidez de nossa lei de franquias e do nosso mercado de franquias no geral. Tanto que recebemos muitas consultas e esperamos mais marcas estrangeiras nos próximos meses”, afirma Natan Baril.