Notícias

Guia do Investidor lança ferramenta comparadora de ações

Pensando em você o Guia do Investidor lançou a ferramenta comparadora de ações. Leia o artigo e saiba mais sobre essa importante ferramenta

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Atualmente uma das principais dúvidas do investidor é qual ação/empresa investir. Nós como investidores devemos ter o máximo de cuidado na hora de escolher onde iremos investir nosso dinheiro.

Foi pensando em você que o Guia do Investidor lançou a ferramenta comparadora de ações. Com nossa ferramenta gratuita você investidor iniciante ou veterano poderá facilmente escolher qual ação investir. Com apenas alguns cliques utilizando nossa plataforma você investidor terá acesso aos indicadores mais importantes para comparar os papéis desejados para então identificar qual é o mais promissor.

Acima de tudo não esqueça que investir em ações exige estudo. Por isso a ferramenta comparadora de ações é a sua melhor aliada na hora de investir. Desde já lembre-se quando quiser escolher uma ação pra fazer aquele aporte e estiver na dúvida qual ação escolher, utilize nossa ferramenta comparadora de ações.

Não vacile na hora da escolha dos papéis, esteja preparado para analisar todos os detalhes e os fundamentos das empresas que pretende investir. Abaixo preparamos pra você uma explicação das principais métricas que você investidor precisa analisar na hora de escolher qual empresa poderá te render mais retorno sobre seu investimento. Veja!

Return On Equity (ROE)

Um dos mais importantes indicadores para se analisar. Este indicador pode mensurar o quanto que a empresa escolhida irá gerar de lucro para cada real que você investir.

Entender esse indicador não é fácil. Ele é calculado através da divisão do Lucro Líquido na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) pelo Patrimônio Líquido, declarado no Balanço Patrimonial do período contábil imediatamente anterior ao atual, de uma determinada empresa.

Complicou né? Em outras palavras é isso: É a capacidade da empresa de gerar retorno para o capital próprio investido. Procure empresas com 10% ou até 15% de ROE.

Return on Invested Capital (ROIC)

Esse indicador é bem parecido com o indicador acima. O ROIC é o retorno sobre o capital total investido, em outras palavras, é a soma do capital próprio e do capital de terceiros.

Com o ROIC é possível determinar o desempenho financeiro de uma empresa, com ele podemos visualizar em termos percentuais, quanto dinheiro a organização tem capacidade de gerar com o capital investido.

Para se calcular o ROIC, é preciso subtrair os dividendos pagos durante o ano do lucro líquido e dividir a diferença pelo capital investido.

EV/EBITDA

O EV/EBITDA é um dos indicadores mais utilizado do mercado. De fato o EV/EBTIDA proporciona ao investidor relacionar empresas com diferentes estruturas de capital e tributação, criando assim um valuation mais “justo”. O valor do EV/EBTIDA ajuda o investidor a compreender o quanto ele está pagando pelos resultados de determinada empresa. Quanto maior o valor do EV/EBTIDA, mais caro é investir nessa ação/empresa.

P/EBIT

É um indicador que mostra para o investidor se o preço de uma ação está caro ou barato. De fato há outros indicadores que revelam se uma ação está barata, o Preço por Lucro (P/L) é um deles. Mas o P/Ebit tem uma vantagem. Esse indicador mostra qual é a lucratividade da empresa em relação à sua atividade principal.

Preço por Lucro (P/L)

O indicador preço/lucro é constituido pela relação entre o preço atual de uma ação dividido pelo lucro por ação desse ativo.

À primeira vista parece um cálculo complicado de entender, mas essa é uma formula bastante simples. Com esse indicador podemos ter uma noção do quanto os investidores estão dispostos a pagar pelos lucros de uma empresa.

Vejamos esse exemplo para entendermos melhor: Se uma empresa registra um P/L de 15, isso quer dizer que o preço atual da ação representa 15 vezes os lucros acumulados dos últimos doze meses.

Margem líquida

A margem líquida é um indicador que mostra a relação entre o lucro líquido da empresa e a sua receita líquida de vendas. Com esse indicador podemos ver que a porcentagem de cada R$ 1 de venda que restou após a dedução de todas as despesas.

A margem líquida tem uma ligação direta com o nível de rentabilidade que a companhia apresenta em suas operações e ajuda o investidor a entender o custo de produção e do valor do produto.

Conclusão

Pronto, agora você já sabe quais indicadores vão te ajudar a escolher a melhor ação/empresa para investir. Contudo não esqueça de avaliar o histórico da empresa, estude o desempenho dos indicadores das empresas no passado. Dessa maneira você investidor poderá ter uma visão mais ampla da evolução da empresa.

Tá pensando em investir? Acesse agora nossa ferramenta comparadora de ações. guiadoinvestidor.com.br/comparador

Sair da versão mobile