- A Fitch Ratings anunciou uma nova classificação para as ações da Sanepar;
- Assim, a Sanepar (SAPR11) agora possui o rating AAA (bra), a melhor classificação.
O Rating nada mais é que uma classificação, praticamente uma nota. Este indicador serve para apontar o risco de crédito de uma companhia.
Ou seja, a probabilidade de certa empresa não cumprir com seus compromissos legais (aplicar o famoso calote).
As agências de rating, ou agências de avaliação de risco, são empresas independentes e especializadas que monitoram as atividades financeiras de diversas instituições públicas e privadas, avaliando o nível do risco de crédito de cada uma.
Neste contexto, a Fitch Ratings, um dos três grandes nomes do segmento, acaba de apontar o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e de suas emissões de debêntures quirografárias. A Perspectiva do rating corporativo é Estável.
O rating da Sanepar considera os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, caracterizado por uma demanda resiliente. A análise também incorpora a expectativa de que a companhia manterá forte perfil financeiro, mesmo diante da previsão de fortes investimentos. A geração operacional de caixa deve permanecer robusta, com margens de EBITDA acima da média de seus pares na indústria. A cobertura dos serviços prestados pela companhia está acima da média nacional, o que deixa a empresa bem posicionada para atender às novas exigências regulatórias.
O perfil de crédito da Sanepar possui relação com o do Estado do Paraná (Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’/Perspectiva Estável), seu controlador majoritário, embora atualmente isto não impeça o rating corporativo de se situar no nível mais elevado da escala. A metodologia da Fitch permite distanciamento entre os ratings de ambos, a partir de uma permeável delimitação legal (ring fencing) da companhia e de um acesso e controle do acionista à empresa também permeável.
Por fim, você pode entender um pouco mais sobre os ratings e suas classificações clicando aqui.