O Grupo Fleury (FLRY3) anunciou nesta quarta-feira (5) a conclusão da aquisição de 100% da Retina Clinic, por meio de sua subsidiária Fleury Centro de Procedimentos Médicos Avançados S.A.. A Retina Clinic é um centro especializado em serviços clínicos e atividades médicas ambulatoriais, com destaque para o segmento de retina e tratamentos em patologia no segmento posterior do olho.
A operação foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa e os valores acordados, no valor de R$21 milhões, permaneceram inalterados em relação ao Fato Relevante divulgado em setembro de 2022. A receita bruta da Retina Clinic atingiu R$23,4 milhões em 2021.
A aquisição da Retina Clinic faz parte da estratégia de expansão do Grupo Fleury, que busca consolidar sua posição no mercado de saúde, sobretudo na área de oftalmologia. Com a operação, a empresa reforça a sua atuação no setor de serviços clínicos especializados, ampliando ainda mais o seu portfólio de serviços.
De acordo com o CEO do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, a aquisição da Retina Clinic contribui para a estratégia da empresa de fortalecer a sua posição como um provedor líder de serviços de saúde em todo o país. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão desta transação, que representa um marco importante em nossa jornada de crescimento e consolidação do mercado de saúde no Brasil”, afirma.
A aquisição de empresas especializadas no setor de saúde é uma prática comum no mercado, uma vez que permite às empresas ampliar suas atuações e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Nesse sentido, os investidores costumam se beneficiar com a distribuição de dividendos e aumento do valor das ações, decorrentes da expansão dos negócios da companhia.
É importante lembrar que os dividendos e os JCP (juros sobre capital próprio) são formas de remunerar os acionistas das empresas de capital aberto. Enquanto os dividendos são distribuídos a partir do lucro líquido das empresas, os JCP são calculados com base no lucro líquido ajustado e têm incidência de Imposto de Renda na fonte. Os dois tipos de proventos são uma forma de atrair investidores, que buscam retornos financeiros através da participação em empresas rentáveis e em constante crescimento.