A Focus Energia, comercializadora de eletricidade, iniciou o processo que levará a abertura de seu capital na B3 (B3SA3). De acordo com a Reuters, a empresa procurou o Morgan Stanley, Citibank e Santander Brasil para coordenar a operação.
Além disso, de acordo com documento do IPO, o mesmo envolverá oferta primária e oferta secundária de ações. Uma oferta primária é quando o dinheiro captado vai diretamente para a empresa. Já a secundária é quando o dinheiro vai para os acionistas da empresa, que vendem suas ações.
Dessa forma, a Focus pretende usar os recursos para construir usinas solares para atender a demanda no mercado livre. No mercado livre é onde estão as indústrias e empresas que negociam seu suprimento de energia a um preço justo. Além disso, tal jogada da Focus vem num momento muito bom para o mercado livre de eletricidade. Isso porque tem atraído muito o interesse de bancos e também fundos de investimento.
Entretanto, duas empresas que também comercializam energia, a Compass e a 2W Energia desistiram de seu IPO. Será que é realmente um bom momento para a Focus entrar com tudo? Ou melhor ainda, será que a desistência das duas leva a Focus ainda mais ao topo?
Por fim, a empresa informou que fará esforços para colocar as ações nos EUA, exclusivamente para investidores institucionais.
A Focus Energia
A companhia atua em quatro segmentos de negócios, objetivando explorar as oportunidades do setor de energia no Brasil. O principal foco, no entanto, é na comercialização de energia, seja para geradores e consumidores livres, como para o mercado livre.
Além disso, no segmento de geração de energia, a companhia possui projetos de energia elétrica, greenfield e brownfield, a partir de ativos de fonte renovável. Atualmente, tem capacidade de gerar 3,1 GW, sendo 3,8 MW vindo de projetos já em operação.
A Neoenergia divulgou seus dados prévios do terceiro trimestre de 2020. Confira tais dados no post.