Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, declarou que ainda é cedo para fazer qualquer avaliação sobre o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao jornal Estadão, Fraga afirmou que o novo governo tem uma grande oportunidade de recuperar áreas importantes para o País, mas também há riscos envolvidos na condução da política econômica.
Fraga também criticou as declarações de Lula contra o Banco Central, chamando-as de “equívoco”. Segundo o economista, o ex-presidente pode ajudar na queda dos juros, dando mais atenção à responsabilidade fiscal.
“Se ele (Lula) quiser colaborar para derrubar os juros, devia dar mais atenção à responsabilidade fiscal. Ele passou a campanha inteira dizendo que teve superávit primário (nos seus outros governos) – e teve, de fato – e, agora, está lidando com um déficit primário, que, na verdade, nasceu com o colapso fiscal de 2015 e 2016.”
Fraga, juntamente com outros economistas liberais, declarou voto em Lula no segundo turno da eleição presidencial.
A opinião de Fraga é importante, uma vez que ele é uma figura respeitada na área econômica do País. Suas avaliações são acompanhadas com atenção por analistas e investidores, que buscam entender a direção que o governo irá tomar na economia.
De qualquer forma, é cedo para avaliar os resultados do novo governo e é importante aguardar mais alguns meses para avaliar seu impacto na economia brasileira, mas que o futuro pode ser sombrio, isso quase todo mundo acredita.