Segundo análise da Economatica o retorno dos fundos independentes tem sido melhor do que o dos bancos brasileiros!
Assim sendo, os fundos de bancos brasileiros tem obtido uma rentabilidade abaixo dos fundos independentes (gestoras). Desse modo, existe uma grande diferença entre as instituições quanto aos retornos em renda fixa.
Fundos dos principais bancos brasileiros perdem para os fundos independentes
Conforme a análise efetuada pela Economatica chegou-se a um resultado onde os fundos de bancos estão abaixo dos fundos independentes. Dessa forma, a rentabilidade das gestoras teve um retorno mais significativo.
Nesse sentido, os fundos de renda fixa oferecidos por essas gestoras independentes conseguem retornos maiores do que dos bancos. Ou seja, as principais instituições bancárias não conseguem chegar aos 95% do CDI.
Assim sendo, a diferença de rentabilidade ficou bem evidente nos estudos realizados pela provedora financeira. Pois, em 12 amostras de tempo realizadas os bancos perderam em quase todas para as gestoras.
Quando falamos dos principais bancos estamos citando os gigantes do setor:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Itaú Unibanco
- Santander
De acordo com essa comparação, é possível notar que a rentabilidade dos bancos não alcança os 95% do CDI. Enquanto os fundos independentes obtém resultados melhores devido a taxa de juros.
Só para ilustrar vamos verificar uma tabela criada pela Info Money:
De conformidade com as análises, os resultados mostram que as gestoras independentes levam vantagem em vários cenários. Dessa forma, a vantagem é evidente tanto em fundos com mais de 500 investidores ou inferior a isso.
Em resumo os bancos de varejo conseguem vantagens poucas vezes, pois dependem do CDI para obter valorização. Em alguns casos os fundos independentes ficam abaixo dos bancos, mas são poucas vezes. Portanto, os fundos de gestoras independentes tem sido mais rentáveis dos que os dos bancos e isso ficou bem evidente.