Notícias

Fundos imobiliários voltam ao radar dos investidores com expectativa de queda dos juros, diz especialista

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A perspectiva de redução dos juros, inflação controlada e melhora da economia voltou a aquecer o mercado de fundos imobiliários no Brasil. Os FIIs já começam a sentir os efeitos da antecipação do movimento de queda da taxa de juros pelos investidores, que estão olhando cada vez mais para esse produto no mercado financeiro.

Segundo Raphael Moreira Espírito Santo, sócio da área de Direito Imobiliário do Veirano Advogados, o fenômeno da indústria de FIIs está em alta e tende a crescer.

“Antes da pandemia, com a baixa taxa de juros, notamos uma boa oferta de fundos de investimento imobiliários e uma boa aceitação e entendimento do público sobre esse produto, ainda em amadurecimento aqui no Brasil”, diz.

Entre as atratividades para o investidor, o especialista aponta o investimento em um portfólio de ativos que podem ser valorizados a médio e longo prazo, além do recebimento de uma receita mensal isenta de imposto de renda.

“Presenciamos um momento de otimismo dentro do mercado imobiliário. Com a expectativa da queda dos juros, os FIIs estão voltando a captar investimentos, o que significa que eles terão dinheiro em caixa para comprar imóveis. Com isso, novas transações devem surgir”, comenta.

Investidores institucionais e pessoas físicas estão entre os maiores interessados nesse perfil de investimento, com destaque para os mercados de logística,shopping centers, lajes corporativas (escritórios) e desenvolvimento imobiliário (incorporadoras em geral).