A Gafisa (GFSA3), uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, anunciou o resultado do 4º trimestre de 2021, fechando, assim, os números de sua operação em 2021.
Dentre os destaques estão: o guidance de lançamentos atingidos já no terceiro trimestre de 2021, com oito empreendimentos distribuídos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando R$ 1,685 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV) e a retomada da lucratividade da companhia, que foi revertida após uma longa série histórica de prejuízo.
Além dos empreendimentos lançados no ano, a Gafisa teve ainda outros quatro empreendimentos em estágio de pré-lançamento que totalizaram R$ 436 milhões em VGV, com destaque para o Stratos Bandeira Paulista, localizado no Itaim, em São Paulo.
A performance operacional de vendas brutas apresentou crescimento de 46% na comparação com 2020, totalizando em 2021 R$ 754,8 milhões, resultado da implantação bem-sucedida da Gafisa Viver Bem e dos cinco empreendimentos entregues no ano, que juntos somam 1.323 unidades e R$ 625 milhões em VGV.
“Com ajustes nos planejamentos operacionais e financeiros, conseguimos, após um período de prejuízos, devolver a Gafisa para lugar de destaque no setor, consolidando nosso formato de gestão, com atuação seletiva no desenvolvimento do portfólio e produtos diferenciados”, explica Ian Andrade, CEO da Gafisa Capital.
Desde 2015 a companhia não apresentava resultados positivos no fechamento de um ano fiscal. O processo de reestruturação iniciou em 2019 com a retomada do crescimento implementado pela nova gestão que reestruturou a Gafisa com imóveis de maior valor agregado, boas localizações e foco em empreendimentos de médio-alto e alto padrão, concentrados no Rio de Janeiro e São Paulo.
Com lucro líquido de R$ 81,2milhões e margem líquida de 9,9%, a administração retoma o histórico de sucesso da companhia e de geração de valor para seus acionistas.
Para 2022, o objetivo da Gafisa é consolidar a performance de crescimento, fortalecer o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor imobiliário e estabelecer novas parcerias que possam agregar ainda mais valor aos seus produtos.