A companhia Enjoei (ENJU3) é um dos primeiros nomes do mercado a anunciar os detalhes de suas operações referentes ao fim de 2021.
Assim, a empresa responde às obrigações assumidas com seus acionistas e com a B3 ao anunciar trimestralmente os destaques operacionais. Desse modo, vale lembrar que as prévias operacionais passam pelos indicadores operacionais da companhia. Ou seja, dados brutos de desempenho.
Portanto, se diferenciam dos resultados trimestrais (DRE), que indicam o desempenho contábil da companhia no período citado.
Os indicadores operacionais da Enjoei
Primeiramente, a companhia anuncia os dados referentes ao GMV. Assim, o GMV representa o valor total pago em reais pelos compradores por transações de todas as naturezas. Ou seja, indica os valores mais brutos de venda da companhia ao longo do período citado, sendo um importante indicador para companhias de varejo.
Desse modo, a Enjoei concluiu 2021 com GMV de R$ 826 milhões, um crescimento de 67% a/a, com destaque para o desempenho do 4T21, que cresceu 26% no comparativo trimestral.
Além disso, o crescimento do 4T21 foi impulsionado principalmente pela retomada dos investimentos em branding, com veiculação da nova campanha em TV e OOH e bom desempenho na Black Friday. Em conjunto com nossa campanha, lançamos a ação “primeira venda grátis”, isentando a comissão dos novos vendedores, em linha com os esforços para acelerar o início da jornada.
Por fim, a empresa concluiu o comunicado anunciando o fim de suas prévias operacionais nos próximos trimestres. Por “não transmitir de maneira ampla, a verdadeira dimensão dos serviços e operações da Enjoei, gerando dificuldade de interpretação dos números da empresa”.