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Governo arrecada R$ 2,3 bilhões com leilão de 12 aeroportos

imagem padrao gdi
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O modelo do repasse é inédito, pois com a separação dos blocos, cada região representa seu setor destaque: turismo, agronegócio, energia, petróleo e gás.

A B3 (B3SA3), empresa responsável pela bolsa de valores do Brasil. Recebeu nesta sexta-feira, 15, o governo durante o leilão de 12 aeroportos nacionais. O evento, no qual aconteceu para alavancar a privatização dos campos de pouso. Assim superou o faturamento previsto e arrecadou R$ 2,377 bilhões.

Em três blocos disputados, nordeste, sudeste e centro-oeste, recebem em torno de 19,6 milhões de passageiros por ano. O número corresponde a 9,5% do mercado, com isso, seu rendimento estimado é de R$ 3,5 bilhões em 30 anos.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os lances representam R$ 2,158 bilhões acima do mínimo estipulado pelo governo. Desta forma, o ágio médio cobrado no leilão foi de 986%, porcentagem equivalente a diferença entre o menor valor e a soma dos lances vencedores.

Lances vencedores

O bloco nordeste é composto por seis terminais, distribuídos em Juazeiro do Norte-BA, Campina Grande-PB, João Pessoa-PB, Recife-PE, Maceió-AL e Aracajú-SE. O vencedor foi a Aena Desarrollo Internacional, da Espanha, e possui o investimento previsto de R$ 2,153 bilhões.

Por outro lado, o grupo sudeste contém apenas dois campos aéreos, localizados em Vitória-ES e Macaé-RJ. O comprador é a empresa suíça Zurich Airport Latin America e calcula o rendimento de R$ 592 milhões em 30 anos.

Por fim, há o bloco centro-oeste, constituído por aeroportos do Mato Grosso. Que são encontrados nas cidades de Alta Floresta, Sinop, Cuiabá e Rondonópolis. Neste caso, o lance premiado foi do Consórcio Aeroeste, no qual espera acumular R$ 711 milhões ao longo de três décadas.

Além disso, as concessionárias assinam o compromisso de promover, nos próximos 180 dias, melhorias com relação à infraestrutura dos aeroportos. Portanto, devem adequar banheiros e fraldários e disponibilizar internet gratuita de alta velocidade.

Ainda devem revitalizar e atualizar sinalizadores de informações internos e externos, revisar sistemas de climatização. Sem contar a manutenção de escadas e esteiras rolantes, elevadores e esteiras para transporte de bagagens.