O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou esta semana que, em até 60 dias, haverá a privatização de até 4 grandes companhias. O ministro ainda não informou quais serão as empresas envolvidas nessa operação.
Ademais, Guedes afirmou que o Brasil estará com o mercado funcionando normalmente em 2021. Segundo ele, no ano que vem, o país estará de volta a trajetória fiscal, de maneira a diminuir os gastos públicos consideravelmente.
O governo destacou os novos marcos legais que ocorrerão no setor de energia, gás, petróleo e saneamento. Conforme apontado pelo ministro, essas medidas são extremamente importantes para a retomada econômica do Brasil.
O governo espera que o novo marco legal do gás natural tenha aprovação por parte do Congresso dentro das próximas duas semanas. A estimativa de Guedes é que essa iniciativa implicará na diminuição do preço do gás entre 30% a 40% dentro de um ano.
Ministro comenta sobre imposto negativo
O ministro da Economia comentou em uma possível criação de uma taxa negativa sobre a renda dos cidadãos mais vulneráveis. O objetivo da medida é a devolução de parte do imposto que foi pago pelo trabalhador.
Ainda não houveram comentários em qual período ocorreria a citada devolução. No entanto, há rumores que contam com a previsão desse repasse apenas no momento da aposentadoria.
Além disso, Guedes apresentou comentários a respeito da eliminação do imposto trabalhista. Segundo ele, ainda não será possível realizar tal operação neste momento, mas a medida iria reduzir algumas das taxas existentes e, por isso, o governo considera a criação de um novo imposto.
A ideia do novo imposto seria realizar a substituições consideradas inadequadas e que impactam os trabalhadores negativamente, segundo comentários feitos pelo ministro.
Por fim, Guedes informou que o PIB poderá ter uma subida, em média, de 3% a 4% em 2021.