Governo zera imposto para aquecer a indústria. Você sabia que os impostos em bens de informática e componentes de smartphones caíram?
Os impostos no Brasil são um grande empecilho para as empresas se manterem. Principalmente para as empresas que produzem com peças importadas. Com esse intuito, o governo zerou os impostos temporariamente.
Porém é importante que você saiba que os impostos estão sendo cortados com relação aos bens de informática e aos componentes de smartphones. Não é valido para produtos inteiros.
Sendo assim, somente as áreas da informática profissional e das peças de smartphones tirarão maior proveito dessa isenção. Assim o mais interessante ainda é que a queda dos impostos é até o ano de 2021.
Qual é o objetivo de zerar os impostos nessas áreas?
Para começar, vale ressaltar que o produto chamado de “ex tarifário”, “ex tarifário vigente” ou “ex tarifário em vigor” são aqueles produtos que apresentam a isenção de impostos por tempo definido. Assim até 31/12/2020.
Antes de ter o imposto zerado, os bens de informática geravam um retorno de 16% ao governo. Porém, o país abre mão disso, temporariamente, por algo maior.
Agora, o objetivo com a isenção é estimular o investimento no Brasil em 2019 e 2020. É claro que os resultados dessa medida não poderão ser conferidos, de fato, no investimento no Brasil 2019.
Quais os produtos que o Governo zera imposto?
O governo zera imposto de alguns produtos, nos quais foram aqueles que não são fabricados no Brasil, de maneira nenhuma. No entanto, eles são necessários para que a fabricação dos produtos ocorra no nosso país.
Veja exemplos de produtos ex tarifários:
- Tampas traseiras de celular;
- Reservatório de tinta para impressoras;
- Fusores de toner em impressoras a laser;
- Sistemas biométricos;
- Sistemas para fabricação de pás eólicas;
Como foi possível perceber, e como mencionado anteriormente, os produtos não apresentam grandes utilidades para pessoa física, apenas para empresas desses ramos. Agora o que resta é aguardar pelos resultados dessa ação.
Gostou do artigo? Então assine a nossa NEWSLETTER clicando AQUI e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook clicando AQUI!