O conselho de administração do Grupo Mateus (GMAT3) aprovou distribuir juros sobre o capital próprio aos acionistas, totalizando R$ 96.282.761,72, ou R$ 0,0435831373 por ação. A Companhia divulgou a decisão na noite de segunda-feira, 25.
Os acionistas registrados até 28 de março terão direito aos JCP declarados, respeitadas as negociações realizadas
até essa data. A negociação das ações ex-direitos começará em 01 de abril de 2024.
A diretoria da Companhia definirá a data para o pagamento, realizando-o em parcela única, realizado em moeda corrente nacional, até 31 de dezembro de 2024. Não haverá atualização monetária ou incidência de juros entre a data de declaração dos JCP e a data do efetivo pagamento.
Os pagamentos de JCP estão sujeitos à tributação de 15% de Imposto de Renda na Fonte, conforme a legislação em vigor, exceto para acionistas isentos, imunes ou em jurisdições com alíquotas diferentes.
Ainda, no dia do pagamento dos JCP, a Companhia creditará o valor líquido devido a cada acionista em sua conta bancária fornecida à Itaú Corretora de Valores Mobiliários S.A., com base no número de ações em sua titularidade até 28 de março de 2024. Contudo, após atualização cadastral determinada pelo Itaú, os valores dos JCP serão creditados mediante CPF/CNPJ ou indicação de “Banco/Agência/Conta Corrente”.
Conforme os procedimentos adotados pelas instituições de custódia, no entanto, estas creditarão os pagamentos dos JCP para as ações depositadas.
Grupo Mateus
A trajetória teve início há 36 anos, em 1986, em Balsas – MA, com operações no varejo, atacarejo, atacado, móveis, eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento. Atualmente, consolidaram a marca entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste.
A marca Mateus engloba, contudo, as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, juntamente com uma plataforma de e-commerce e o aplicativo de descontos “Mateus Mais”.
Presentes em 93 cidades, com 238 lojas distribuídas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Até março de 2023, contaram com 58 atacarejos, 72 lojas de varejo, 108 unidades de Eletro e 14 centros de distribuição. Como parte de seu plano de expansão, ademais, a Companhia planeja inaugurar novas lojas.