Na quarta-feira (06), a companhia divulgou números trimestrais.
Grupo Mateus (GMAT3) divulgou seus números trimestrais na quarta-feira (06) e registrou um aumento de 25% no lucro líquido em relação ao período de 2022, saindo de R$ 311 milhões para R$ 388 milhões.
A receita líquida da companhia somou R$ 7,541 bilhões no quarto trimestre de 2023, um crescimento de 24,4% em comparação com o ano de 2022. O lucro bruto atingiu um valor R$ 1,647 bilhão no quarto trimestre de 2023, um aumento de 27,8% na comparação com o 4T22, margem bruta foi de 21,8% no 4T23. As despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, um aumento de 26,0% em comparação ao 4T22. As despesas com vendas, totalizaram um valor de R$ 991,9 milhões, com um acréscimo de 24,0%, em decorrência, principalmente, da inauguração de 12 lojas no trimestre.
O lucro do Ebitda, foi de R$ 607 milhões, alta anual de 18,9%. Já a margem Ebitda caiu de 0,4 p.p. (pontos percentuais), para 8,0%.
“A melhora sequencial da performance de vendas em mesmas lojas junto com uma maior consistência de margem bruta, manutenção do patamar de despesas operacionais e retomada da linha de verbas operacionais contribuíram para desempenho apresentado no trimestre”. Afirma o Grupo Mateus.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 128,4 milhões no quarto trimestre de 2023, uma elevação de 30,3% sobre as perdas financeiras da mesma etapa do ano de 2022.
Sobre o Grupo Mateus
O Grupo Mateus é uma rede varejista de alimentos do Brasil, classificado como a maior rede de varejo com capital 100% nacional. O grupo possui ampla atuação no mercado, com varejo supermercadista, atacado, atacarejo, eletrodomésticos, panificação, móveis e central de fatiamento.
Atualmente, a marca está entre as maiores do país e a maior do Nordeste e Norte. A atuação do grupo ocorre por meio de 1.750 representantes comerciais do atacado, onde são atendidos quase 20 mil pontos de vendas. Nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo Mateus possui representantes com 54 lojas.