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Grupo Mateus recebe multa de mais de R$ 1 bi pela Receita Federal

Imagem/Reprodução Grupo Mateus
Imagem/Reprodução Grupo Mateus

A companhia informou que tomou conhecimento do auto de infração da Receita Federal contra sua controlada Armazém Mateus.

No último sábado (07), o Grupo Mateus informou ter recebido uma multa bilionária da Receita Federal.

De acordo com comunicado, a companhia disse que tomou conhecimento do auto de infração da Receita Federal contra sua controlada Armazém Mateus, no qual a Receita questiona exclusões de créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativos aos exercícios sociais de 2014 a 2021. 

“A Armazém é beneficiária de subvenções concedidas pelos Estados e ressalta que, apesar da divergência da RFB em relação aos cálculos que fundamentam as exclusões dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL com base nas subvenções, tais exclusões da Armazém foram feitas à luz da legislação aplicável”, afirmou o Grupo Mateus.

Em comunicado, a companhia disse que a autuação foi feita no montante total de R$ 1.059.014.615,34, sendo R$ 633,2 milhões em relação ao questionamento da apuração dos cálculos do IRPJ, R$ 225,1 milhões em relação aos cálculos da CSLL e multas administrativas no valor de R$ 200,5 milhões.

Grupo Mateus e Assaí desmentem negociações para associação

No domingo (01), o Grupo Mateus (GMAT3) esclareceu que não está em negociaçõespara adquirir ações da rede de atacarejo Assaí (ASAI3). O fato relevante ao mercado divulgou a informação.

“A companhia permanece focada no seu planejamento estratégico original de expansão na Região Nordeste”, afirmou o Grupo Mateus.

Neste fim de semana, o Grupo Mateus respondeu a uma reportagem de O Globo, que mencionava que a quarta maior varejista de alimentos do Brasil estaria considerando uma oferta para adquirir o controle do Assaí (ASAI3). Em resposta, o Assaí emitiu um comunicado nesta segunda-feira (02), esclarecendo que “não recebeu nem foi informada sobre qualquer proposta do Grupo Mateus para o controle da companhia.”

O Assaí possui um controle pulverizado. Dessa forma, com os principais acionistas sendo Orbis Invest (10%), BlackRock (9,97%), Conifer Management (5,01%) e Wishbone Management (5,01%).

Atualmente, o Grupo Mateus está focado em expandir sua presença no Nordeste. Em maio, a empresa anunciou a assinatura de um memorando de entendimento não vinculante para negociar a compra do controle do Novo Atacado. Este, que possui 27 lojas em Pernambuco e Paraíba e teve um faturamento de mais de R$ 4,5 bilhões no ano passado. O Grupo Mateus confirmou, em seu fato relevante, que continua concentrado na potencial operação com o Novo Atacado

“Não há qualquer negociação ou tratativa da companhia para essa finalidade”, afirmou o Grupo Mateus sobre eventual discussão para compra de ações do Assaí.

Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 347,5 milhões no 2T24

Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores varejistas do setor alimentício do País e maior do Norte e Nordeste, apresentou recentemente seu balanço financeiro referente ao 2T24. No período, a empresa reportou um crescimento de lucro líquido de 18,0% que totalizou R$ 347,5 milhões. A margem EBITDA foi de 7,4% e o ciclo de caixa atingiu 74 dias. A receita líquida, por sua vez, cresceu 18,8%, totalizando R$ 7,6 bilhões, com um crescimento em mesmas lojas (SSS) de 4,8%. Nos primeiros seis meses de 2024, a receita líquida alcançou R$ 15 bilhões, um aumento de 22,2% (SSS: 7,1%). 

No 2T24, o lucro bruto atingiu R$ 1,7 bilhão, 18,6% a mais que no 2T23. A margem bruta foi de 22,4%, um avanço sequencial de 0,1 p.p. em relação ao 1T24. No acumulado do semestre, o lucro bruto totalizou R$3,4 bilhões (+22,8%), com margem de 22,4%. Durante o 2T24, o EBITDA (pós IFRS 16) excluindo efeitos extraordinários cresceu 17,2% e totalizou R$ 565,2 milhões, com margem de 7,4%. Nos seis primeiros meses de 2024, o EBITDA atingiu R$ 1,1 bilhão (+19,6%), com margem de 7,2%.

A Companhia também inaugurou 5 novas lojas, expandindo sua presença na área metropolitana de São Luís e na Regional Nordeste, com novas unidades em Russas (CE) e Eunápolis (BA). As lojas em maturação (com menos de 4 anos) representaram 54% da receita total do trimestre. Ao final do trimestre, o Grupo Mateus registrou uma melhora de 8 dias em seu ciclo de conversão de caixa e encerrou o trimestre em 74 dias, comparado a 82 dias no segundo trimestre do ano passado. Além disso, encerrou junho com uma alavancagem bastante conservadora de 0,3 vezes dívida líquida/EBITDA.

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