A disputa entre Centauro e Magazine Luiza tem carta branca por parte do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
De acordo com a autarquia (CADE) a venda só será decidida após a assembleia dos acionistas. Sendo que até lá tanto Centauro (CNTO3) e Magazine Luiza(MGLU3) podem propor o número de lances que quiser.
Mesmo que parte do conselho já estivesse inclinada a fechar a venda com uma das concorrentes, a outra pode continuar ofertando. A reunião ocorrerá apenas no dia 30 e até lá muita água pode passar por debaixo desta ponte.
De acordo com a atual oferta pela Netshoes (Cayman), o valor a ser pago por ação seria equivalente a US$3,50. Além disso a proposta inclui a comercialização de produtos da Centauro na plataforma após a compra.
E também um aporte inicial de R$70 milhões, enquanto que o Magazine Luiza propôs o valor de US$93 milhões. E sugeriu que a proposta em cima da hora por parte da oponente, foi um tanto quanto oportunista.
Mas é preciso lembrar que as Lojas Americanas e o Mercado Livre já estiveram neste páreo. Sendo que as regras são válidas para todos, podem voltar a ofertar antes do prazo final que será em horas.
Porque a Netshoes está à venda?
Ao que tudo indica a abertura do capital no exterior foi a grande motivadora da crise na Netshoes. Após IPO na bolsa de Nova York a cotação despencou, e os problemas da empresa começaram a superar os ganhos.
Desde então os relatórios contábeis jamais se recuperaram, por este motivo em setembro a empresa foi colocada à venda. Antes disso muitos esforços foram feitos como meio de salvação.
Como por exemplo foi o caso da venda de filiais no México e Argentina, o que não resultou tão lucrativo. Nem conseguiu segurar a cotação, que só teve uma leve recuperação após o início da guerra de ofertas pela empresa.