Tendo divulgado por meio de fato relevante, a Hypera S.A. (HYPE3) anunciou nesta quarta-feira (30) o pagamento de dividendos num total de 185,4 milhões de reais, que foi aprovado na forma de juros sobre capital próprio. E será voltado para quem detiver ações da companhia até 23 de outubro.
O pagamento de dividendos como JCP será realizado até o final do exercício social de 2021. E ainda, de acordo com o comunicado, o valor bruto por ação será de R$ 0,29290.
Seguidamente a Hypera Pharma apresenta os maiores níveis em receita líquida e capitalização de mercado do segmento fármaco nacional.
Inclusive, seu desempenho pode ser observado conforme os resultados do segundo trimestre deste ano, visto que o lucro líquido da instituição subiu 17,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a margem EBITDA cresceu 13.8% quando comparada com o 2t19.
Consoante a própria companhia, seus resultados foram incrementados pela melhor geração de caixa operacional em conjunto com um forte crescimento do EBIT.
Foram os bons resultados no 1t20 que contribuíram com a possibilidade do pagamento de dividendos. Além disso, no mesmo documento, a Hypera frisou que essa resposta positiva pode estar relacionada aos efeitos consequentes da pandemia.
“A corrida dos consumidores às farmácias para compra de medicamentos isentos de prescrição após o início das regras de restrição para circulação da população por conta da pandemia de Covid-19, e também pelo crescimento do sell-out em Similares e Genéricos.”
Histórico recente da companhia
Parte dos bons resultados da HYPE3 podem estar atrelados à diversificação que a empresa promove em seu leque de marcas.
Acontece que a empresa segue abastecendo seu portfólio com os setores de alimentos e adoçantes, dermocosméticos com produtos renomados e medicamentos sem prescrição. Neste último setor, destacam-se marcas conhecidas como NEOSORO, BENEGRIP, ESTOMAZIL e MARACUGINA.
Bem como, recentemente adquiriu marcas e registros dos medicamentos Buscopan, o que lhe proporcionou ganho de sinergia e consolidou a estratégia de otimizar suas campanhas de marketing, abrangendo maior público, fatia de mercado e englobando segmentos diversos.