O Ibovespa abriu em queda na manhã desta segunda-feira. O índice, na abertura, acompanhava os futuros norte-americanos, que também recuavam levemente. Dessa forma, o mercado ainda repercute as sinalizações do Fed (o Banco Central dos EUA) acerca do tapering e do aumento de juros. Assim sendo, o rendimento das treasuries subiam.
“O rápido movimento de abertura dos yields americanos segue contribuindo para um ambiente global mais negativo para ativos de risco.”
disseram analistas da Guide Investimentos.
Além disso, o mercado internacional também se mantém atento ao avanço da variante Ômicron da Covid-19. Ademais, as tensões na Ucrânia tentam ser amenizadas por meio de encontros diplomáticos entre Estados Unidos e Rússia. Assim sendo, vale destacar que os 100 mil soldados estão na fronteira com a Ucrânia, aumentando o temor de uma invasão.
Voltando ao Brasil, hoje o Banco Central divulgou mais um relatório Focus. De acordo com o documento, os economistas de mercado esperam agora uma Selic em 11,75% ao final de 2022. Portanto, a nova expectativa representa um avanço de 25 bps na taxa esperada na semana passada, de 11,5%. Além disso, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), as expectativas seguem se deteriorando. Enquanto na semana passada esperava-se crescimento de 0,36% neste ano, agora se espera 0,28%.
“A pesquisa continua trazendo um menor otimismo em relação à atividade econômica. De fato, essa atividade econômica deve ser impactada pelas expectativas dos economistas de que o taxa Selic fique em pico de 11,75% de março a dezembro de 2022.”
disse o Bradesco BBI.
Por volta de 11h17, as bolsas europeias caíam. O DAX, da Alemanha, caía 0,5% e o FTSE 100, da Inglaterra, caía 0,1%. O Ibovespa cai 0,5%. Veja os destaques.