O Ibovespa abriu em alta na manhã desta quinta-feira, 27 de janeiro. As ações que possuem mais peso no índice refletiam o desempenho das principais commodities no mercado internacional. Isto é, o minério de ferro fechou em alta de 0,81% em Qingdao, a US$ 139,62. Além disso, o petróleo do tipo Brent, que serve de referência para a Petrobras, avançava.
Contudo, vale destacar que a alta do minério não esconde a queda em massa das bolsas asiáticas. O Nikkei, no Japão, fechou em queda de 3,11%, seguido pelo Hang Seng, em Hong Kong, que caiu 1,99%. Assim sendo, os investidores refletiram a decisão do Federal Reserve, pressionando principalmente as empresas de tecnologia. Ademais, os dados da indústria chinesa mostraram uma desaceleração na atividade.
Aqui no Brasil, conforme nos aproximamos das eleições, fica mais importante compreender o sentimento geral do País. Dessa forma, vale destacar os dados da recente pesquisa do Ipespe, que trouxe Lula como favorito. De acordo com a pesquisa, Lula tem 35% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Os outros candidatos que os sucedem possuem um percentual baixo, como Sergio Moro e Ciro Gomes, ambos com 8%.
Além disso, a pesquisam mostram um crescimento na avaliação negativa do governo Bolsonaro. Conforme mostram os dados, 55% das pessoas avaliaram negativamente o governo. Falando mais especificamente sobre a economia, 65% acham que a mesma está na direção errada.
Por fim, falando das bolsas, o clima na Europa é positivo. O FTSE 100, da Inglaterra, sobe 1%, e o DAX, da Alemanha, 0,27%. Todavia, o Bitcoin opera mais um dia no negativo, caindo 3,78%. O Ibovespa sobe 1,4%, confira os destaques: